O líder do PT na Câmara, deputado Fernando Ferro (PE), elogiou hoje a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de liberar, até o começo de agosto, os partidos a usar livremente nas campanhas estaduais a imagem, a voz e o apoio de candidatos presidenciais, mesmo que pertençam a uma aliança nacional diferente.
No início de agosto, após o término do recesso do Judiciário, o tribunal voltará a deliberar sobre o tema e tomar uma decisão definitiva.
Ferro e outros líderes partidários estiveram hoje (6) com o presidente do TSE, , Ricardo Lewandowski, para tratar da polêmica decisão tomada semana passada pelo tribunal, que proibiu a exibição de imagens de candidatos nos programas dos partidos que tenham alianças diferentes nos planos estaduais e nacional. Os partidos reagiram, por entenderem na prática voltava a verticalização partidária, derrubada desde 2006. Diante da reação, o tribunal suspendeu a publicação do acórdão e, portanto, a entrada em vigor da restrição.
O líder do PT disse estar satisfeito com a posição manifestada por Lewandowski. Segundo ele, o presidente do TSE informou que haverá uma busca de “colaborar e contribuir para a tranquilidade do pleito e não para o seu tumulto”. Para Ferro, “de certa maneira, foi criada uma expectativa frente à expectativa gerada por essa consulta. E a posição do presidente do tribunal nos tranquilizou”.
O líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), deus os parabéns ao TSE “por entender que a decisão era inadequada e pode ser corrigida”. “A Constituição não verticaliza a campanha eleitoral”, lembrou.
Equipe Informes