O líder da bancada do PT na Câmara, Fernando Ferro (PT-PE) e o deputado Eduardo Valverde(PT-RO) protocolaram requerimento na Comissão de Minas e Energia com o objetivo de realizar uma audiência pública sobre mudanças que o governo federal pretende fazer no sistema Eletrobrás.
Os dois parlamentares sugerem convite ao presidente da holding, José Antônio Muniz Lopes, para prestar esclarecimentos.
Segundo os petistas, os esclarecimentos são necessários dada a ” vital importância da Eletrobrás, que detém o controle da geração, transmissão e distribuição de energia elétrica do País,. Segundo Ferro e Valverde, as mudanças podem, eventualmente, acarretar problemas num setor que é “primordial” para a infraestrutura do país.
Hoje, a Eletrobrás é uma holding que controla seis subsidiárias – Furnas, Chesf, Eletrosul, Eletronorte, CGTEE e Eletronuclear, responsável por Angra I e II, além de deter 50% de Itaipu.
O líder Fernando Ferro tem manifestado preocupação com estudos do governo que visam transformar a Eletrobrás numa espécie de Petrobras do setor elétrico, tirando a autonomia das seis subsidiárias controladas pela holding. Ferro alerta que é preciso “certo cuidado” com o simbolismo da iniciativa e recomenda que o processo seja equilibrado, de modo a haver uma “integração de fato e leve em conta o trabalho e a mão de obra” de cada parte que integra o sistema.
Ferro observa que Furnas, Chesf, Eletronorte e Eletrosul compõem a espinha dorsal do complexo sistema elétrico, que hoje tem instalados mais de 100 mil megawatts. O líder do PT destacou que o sistema elétrico brasileiro é um dos mais modernos e mais bem equipados do mundo. O sistema é misto, estatal e privado.
Equipe Informes