Ferro destaca papel da militância na construção da cidadania

estrela_fundoO líder da bancada do PT na Câmara, deputado Fernando Ferro (PE), elogiou o papel que a militância do PT exerceu para a eleição de Dilma Rousseff à Presidência da República. Na avaliação de Ferro, o desempenho da militância petista foi fundamental, em especial no segundo turno.

“Os militantes se manifestaram de uma maneira ativa, tomando as ruas e promovendo uma grande mobilização que, sem sombra de dúvida, influiu decisivamente no resultado da eleição presidencial”, disse, em discurso no plenário da Câmara.

“É com imensa alegria e com imensa satisfação que mando um grande abraço à militância do Partido dos Trabalhadores – e dos partidos aliados – , que, com as suas roupas e bandeiras vermelhas, tomaram conta das ruas e invadiram o imaginário, corações e mentes, dizendo, mais do que nunca: Nós somos o caminho da mudança, da alegria, da transparência e de uma sociedade que acredita que é possível melhorar a vida das pessoas democraticamente, com a construção desse espaço de participação”, disse Ferro.

O processo deixou claro o resgate da mobilização popular e sua importância para as eleições, comentou Ferro. O líder ressaltou que, nas últimas eleições, tem-se notado o fenômeno do “crescimento das campanhas profissionalizadas, da militância paga, que efetivamente não constitui a cidadania da formação política em que acreditamos. Evidente que os tempos mudam, o uso do marketing político é necessário, mas não podemos esquecer que a política é o espaço da cidadania e da participação”, alertou.

De acordo com o líder petista, a lição que se tira é a de que não se pode perder de vista a importância da militância política. Tampouco pode-se perder a ” história de participação e de cidadania do nosso partido, da nossa memória e da nossa história. Não adianta engessar a política, não adianta pensar que a política pode ser feita nesses padrões que nos querem impor”, disse Ferro.

“No primeiro turno, vimos uma campanha baseada no marketing, na frieza dos estúdios. Mas, as pessoas, vendo o risco da volta de um projeto que o Brasil superou com o governo do presidente Lula, foram tomadas por um sentimento de participação e de envolvimento com a campanha, que teve o dom e a característica de enfrentar, no cotidiano da disputa, os preconceitos, a série de boatos que foram transformados em fatos políticos”, afirmou Ferro.

“Foi exatamente a presença das pessoas, a humanização da política, a humanização da campanha que permitiu que crescêssemos e vencêssemos a onda de boatos, de mentiras, de falsidades que quiseram nos impor e quiseram nos derrotar”, completou.

O líder sublinhou que o ideário neoliberal, quando no auge das suas ações, na década de 1990, coincidido com o governo do PSDB/PFL (atual DEM), falava no fim da política. “Essa cantilena foi pregada a quatro ventos, mas o objetivo era direcionado exatamente para afastar as pessoas da política ou engessá-las”. Com isso, os neoliberais queriam exercer o controle e o poder em nome do povo. ” A política é essencialmente o espaço da participação”, frisou o líder petista.

“Não há política sem participação, sem mobilização, sem a entrada direta das pessoas para o conhecimento do projeto político e das campanhas e caminhando para os objetivos que efetivamente se busca, que é atender um projeto de nação, de construção, de identidade nacional, de desenvolvimento, onde as pessoas sejam o centro desse projeto”, afirmou.

Equipe Informes

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100