Fernando Mineiro (RN)

Eleito deputado federal pelo Rio Grande do Norte com 83.481 votos, Fernando Mineiro está em seu primeiro mandato representando o povo potiguar, desempenhando um trabalho reconhecido pela produtividade parlamentar. Ele é vice-líder do PT na Câmara, membro titular da comissão permanente de Educação e suplente na comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Em 2023 foi membro titular das comissões permanentes de Educação e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, além de ser vice-presidente da Comissão Especial de Transição Energética e Hidrogênio Verde – cargo que mantém neste ano de 2024.

O primeiro ano na Câmara Federal foi dedicado também a contribuir com o trabalho de reconstrução do Brasil, liderado pelo presidente Lula, apoiando projetos de interesse do país, o resgate das políticas públicas e o relançamento de programas sociais que visam proporcionar uma vida digna ao povo brasileiro, como o novo Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e Mais Médicos.

Fernando Mineiro chegou à Câmara Federal carregando as mesmas bandeiras que sempre defendeu ao longo de suas quase quatro décadas de trajetória política: educação, cultura, ciência e tecnologia, agricultura familiar, meio ambiente, justiça social, direitos humanos e os direitos da classe trabalhadora. Essas causas, assim como outras bandeiras históricas dos mandatos de Mineiro, pautam a sua atividade parlamentar, como a luta das mulheres, da juventude, da igualdade racial e das pessoas LGBTQIA+.

A vivência parlamentar, porém, começou bem antes da Câmara Federal. Ele foi quatro vezes vereador de Natal e exerceu quatro mandatos de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte antes de chegar ao Congresso Nacional. Participou também dos movimentos estudantil, popular e sindical na capital potiguar, além de ser um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores e da Central Única dos Trabalhadores no Rio Grande Norte.

Mineiro de nascimento, vindo daí o apelido incorporado ao seu nome, ele é natural da cidade de Curvelo, mas ainda adolescente mudou-se para Natal. Iniciou seu ativismo político no Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, quando cursou licenciatura em Biologia.

O parlamentar também é professor da rede estadual de ensino. A militância sindical se iniciou em 1981, como professor membro da Associação de Professores do Rio Grande do Norte (APRN). Mineiro foi o primeiro vereador petista de Natal (RN), eleito em 1988, tendo sido reeleito ao cargo nos anos de 1992, 1996 e 2000. No parlamento municipal, foi autor da Lei Djalma Maranhão de Incentivo à Cultura (2001), uma das primeiras leis municipais de apoio à cultura no Brasil.

No período de 2001 a 2005 foi presidente do Diretório do PT/RN. Já em 2002, foi eleito deputado estadual do Rio Grande do Norte e reeleito em 2006, 2010 e 2014. Em dezembro de 2018, foi convidado pela governadora Fátima Bezerra, do Rio Grande do Norte, para a Secretaria de Gestão de Projetos e Articulação Institucional, onde tomou posse em janeiro de 2019 e atuou até março de 2022.

Fernando Wanderley Vargas da Silva

Nascimento: 6/12/1956
Naturalidade: Curvelo, MG
Profissões: Professor
Gabinete: 987 – Anexo III (61) 3215-5987

 https://twitter.com/mineiroptrn

   https://pt-br.facebook.com/mineiroptrn/

https://www.blogdomineiro.com.br/

ÚLTIMAS POSTAGENS