O deputado Fernando Marroni (PT-RS) elogiou em plenário o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) que vem sendo implementado pelo governo federal.
“Em pouco mais de dois anos, o programa já superou 5,7 milhões de matrículas. Quase seis milhões de brasileiros carentes tiveram a oportunidade de acessar o ensino técnico e entrar no mercado de trabalho. Porém, não para por aí. Até o final de 2014, a meta é atingir 8 milhões de matrículas”, disse Marroni.
Ainda de acordo com o parlamentar petista, do total de matrículas, 1,7 milhão são para cursos técnicos de nível médio, que duram até dois anos. Quatro milhões são para os cursos de qualificação profissional oferecidos para os trabalhadores, mulheres, adultos, jovens que querem se capacitar profissionalmente.
“São trabalhadores, mulheres, adultos e jovens que, ao aprender uma profissão, se preparam para conquistar um melhor lugar no mercado de trabalho. Isso é ótimo para os nossos jovens, mas também é ótimo para o Brasil, que precisa, cada vez mais, de técnicos e de trabalhadores qualificados, para aumentar a produtividade nas nossas empresas e a competitividade da economia brasileira. É bom pra todo mundo! Quero cumprimentar o Ministério da Educação e o governo da Presidenta Dilma por esse feito”, ressaltou o deputado Fernando Marroni.
Gizele Benitz