O deputado Fernando Ferro (PT) apresentou nesta semana requerimento para criar uma comissão parlamentar de inquérito para investigar “o real estado de segurança das redes de comunicação de voz, dados (internet) e vídeo que compõe a planta telemática brasileira”.
A iniciativa pretende apurar as denúncias recentes sobre atos de espionagem dos Estados Unidos em todo o mundo, inclusive no Brasil. Trata-se de uma possível rede americana de monitoramento na internet e nas redes de telecomunicações.
Para Ferro, além de ferir o princípio da soberania dos países, a suposta rede ainda vai de encontro à nossa carta Magna, que classifica como direitos sociais e individuais a liberdade, o direito à comunicação e à segurança.
“A situação é muito mais grave do que se possa imaginar. Se de um lado temos um sistema telemático que não cumpre há bastante tempo suas funções sociais, como a universalização da telefonia e internet banda larga, também poderemos estar convivendo com um sistema que alimenta uma rede de espionagem que abrange todas as instituições brasileiras e seus cidadãos”, ressaltou Ferro no requerimento.
“Vários órgãos da imprensa brasileira, inclusive a revista Isto É, na sua edição de 26 de março de 1997, já veiculava a informação de que o governo teria autorizado a instalação de um escritório do FBI em território nacional, mais especificamente na cidade do Rio de Janeiro, a exemplo do que já foi feito em outras cidades latino-americanas, como Bogotá e Montevidéu. Na confirmação destas denúncias, é flagrante o descumprimento das Leis Constitucionais Brasileiras e dos tratados internacionais”, alertou o deputado pernambucano.
Ferro e outros deputados estão coletando de assinaturas de parlamentares – são necessárias 171 assinaturas na Câmara – em apoio á CPI e esperam que a instalação da comissão ocorra em agosto.
Leia mais:
Câmara aprova moção de repúdio à ação dos EUA que atenta contra soberania nacional
Petistas criticam duramente esquema de espionagem dos EUA
Espionagem americana revela urgência de aprovação do Marco Civil da Internet
Genoino pede mais investimentos na Defesa para blindar Brasil contra espionagem
Rogério Tomaz Jr. com assessoria parlamentar
Foto: Gustavo Bezerra/PT na Câmara