Fernando Ferro propõe fundo para incentivar pesquisa de energia alternativa

fferro2O deputado Fernando Ferro (PT-PE), relator do PL 630/03, que estabelece incentivos à produção de energia de fontes alternativas, apresentou nesta semana em comissão especial um substitutivo à proposta. O texto, que reúne diversos projetos em tramitação sobre o tema, cria um fundo para financiar a pesquisa e o desenvolvimento de fontes alternativas. As receitas viriam dos fundos constitucionais de pesquisa e dos royalties do petróleo.

Ferro alertou que o País precisa sintonizar a sua legislação com o que existe de mais avançado no mundo na área. Ele ressaltou a importância da adoção de fontes alternativas, embora classifique a matriz energética brasileira como relativamente limpa em relação à média mundial, com 45% de fontes renováveis.

“No texto, incentivamos as diversas modalidades de energia alternativa, estabelecendo políticas para a energia solar como fonte de aquecimento e para a energia eólica; o incentivo à participação familiar na produção de biocombustíveis; e a definição de uma política tributária que incentive o uso de fontes alternativas”, informou o relator.

PARQUE INDUSTRIAL – Ele disse que o projeto permite a consolidação de um parque industrial de fontes alternativas, como fizeram outros países que concederam incentivos fiscais e tributários com essa finalidade.

Fernando Ferro afirmou que, embora as descobertas de petróleo na camada do pré-sal criem um ambiente de motivação, o Brasil precisa continuar atento às fontes alternativas. “É preciso fazer uma mediação para que esse petróleo colabore com o surgimento de novas alternativas limpas”, acrescentou.

O deputado avaliou que o governo contribuiu pouco nos debates do colegiado e na elaboração do relatório: “Não houve uma interação como gostaríamos. O relatório não está do agrado do Ministério de Minas e Energia, que tem uma visão mais pragmática e não quer ser agressivo na implantação das fontes alternativas. Eu considero que devemos ser mais ousados.”

Um pedido de vista coletivo adiou a votação do parecer para 7 de outubro. A matéria tem caráter conclusivo e, se aprovada na comissão, seguirá para o Senado.

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100