Fernando Ferro faz apelo para população ajudar vítimas de devastação em PE e AL

22-03-10-ferro-D1O líder da bancada do PT na Câmara, deputado Fernando Ferro (PE), em plenário, voltou a manifestar solidariedade com as famílias atingidas pelas chuvas que devastaram os estados de Pernambuco e Alagoas. De acordo com ele, só em Pernambuco há mais de 17 mil desabrigados e 10 municípios em estado de calamidade. Fernando Ferro fez um apelo à população brasileira para que faça uma cadeia de solidariedade para socorrer os atingidos. “O momento é de muito sofrimento. Agradecemos os donativos já recebidos e queremos dizer que precisamos de alimento, água principalmente, e de roupas. Há um processo de extrema dificuldade na sobrevivência imediata dessas populações”, disse.

Ferro elogiou as iniciativas do governo federal para minimizar o sofrimento da população que, de acordo com ele, vive uma situação dramática. “São iniciativas que considero importantes, como fez em relação ao que aconteceu em Santa Catarina no tocante à liberação do FGTS. Mas uma boa parcela da população desses estados atingidos não tem FGTS depositado e está num estado de imensa penúria, precisando de socorro imediato. Também foram destinados inicialmente R$ 300 milhões para atender a situação, mas isso é pouco dadas as proporções dos desastres acontecidos”, disse.

O líder do PT defendeu a aprovação da medida provisória (MP 490/10) editada pelo governo, e que destina R$ 1,2 bilhão para a recuperação da infraestrutura dos municípios atingidos pelas chuvas. “São estradas destruídas, pontes arrebentadas, diversas áreas de acesso nas estradas vicinais completamente inviabilizadas, o isolamento de populações. Isso tudo, no período chuvoso, traz consequências dramáticas para essas populações atingidas”, ressaltou Ferro.

Urbanização – De acordo com Fernando Ferro, as chuvas que atingiram os estados do nordeste deixam claro que é preciso um novo processo de urbanização. “Um programa de relocação de populações discutindo com as prefeituras um novo processo de urbanização, principalmente nas proximidades dos rios, que são, por força da natureza, novamente atingidos pelo processo de degradação e de ocupação desordenada do solo. Não podemos permitir que as populações reocupem essas áreas de risco”, alertou.

Infelizmente, acrescentou o líder do PT, “muitos prefeitos não tomam providências para educar a população e, até no limite, para exigir uma repressão, em defesa dessas áreas urbanas, que não são espaços adequados para construção. Muitas vezes, por uma atitude de populismo, essas áreas são oferecidas e ofertadas para que as pessoas construam suas casas, e é esse o resultado que estamos vendo”, frisou Fernando Ferro.

Matas ciliares – Ele explicou que no debate sobre as mudanças no Código Florestal, em tramitação na Casa, não se pode deixar de dar atenção à necessidade de recuperação das matas ciliares. “De todo o processo de cobertura florestal nas proximidades desses rios, que têm sido frequentemente agredidos, devastados. A consequência é que a natureza cobra o espaço das águas, e temos aí a população atingida, com saldo de mortes, de sofrimento. Esse é um processo que precisamos enfrentar”, destacou Ferro.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva deverá sobrevoar as áreas atingidas por enchentes nos estados de Pernambuco e Alagoas na quinta-feira (24). O presidente cancelou uma viagem que faria ao Rio de Janeiro para ir às localidades afetadas pelas chuvas.
Gziele Benitz

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também