O deputado Fernando Ferro (PT-PE) participou do ato de lançamento, ao mar, do petroleiro Zumbi dos Palmares, pelo Atlântico Sul, no Estado de Pernambuco, na última segunda-feira (20). Ele destacou a retomada da indústria naval no Brasil pelos Governos do PT.
“Nós, que vimos neste País a indústria naval ser dizimada, praticamente destruída no Governo de Fernando Henrique — naquela época, havia 2 mil pessoas empregadas na indústria naval —, hoje assistimos à retomada dessa indústria, que atualmente emprega 54 mil trabalhadores, dinamizando uma área estratégica para o Brasil, país que ocupa a terceira cadeira de negócios na construção naval”, enfatizou.
O deputado afirmou que este desenvolvimento faz parte de um esforço que tem a Petrobras e a Transpetro como indutoras diretas. A primeira contrata 49 navios. Atualmente, já são sete navios lançados ao mar. “Estamos retomando nosso conhecimento e adquirindo know-how e tecnologia nessa área da indústria naval, que, por si, demanda importantes contribuições para outros ramos da indústria”, disse.
Fernando Ferro registrou que há 65% de nacionalização na construção desses navios e cresce a presença, no Brasil, de trabalhadores brasileiros nessa iniciativa. “É emocionante ouvir os depoimentos de trabalhadores que eram cobradores de ônibus ou canavieiros e hoje são operários especializados na construção de navios. Muda a vida deles, muda a qualidade de vida. Isso prova a capacidade de conhecimento e de aprendizado do nosso povo, transforma trabalhadores brasileiros em operários mais qualificados e produtivos”, finalizou.
(Equipe PT na Camara)