O ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA) Edward Snowden deveria ser considerado um “benfeitor da humanidade”. A opinião é do deputado Fernando Ferro (PT-PE) que, mais uma vez, elogiou Snowden pela sua coragem em revelar ao mundo os dados secretos sobre o programa de espionagem dos EUA.
“Ele foi capaz de trazer à tona essa engrenagem de espionagem de arapongagem mantida pelos Estados Unidos que bisbilhota a vida do mundo todo com implicações para o comércio, a indústria e a vida privada das pessoas. Ou seja, são segredos militares sendo violados que significa a perda completa de privacidade das nações” criticou o deputado.
Fernando Ferro advertiu que o esquema revelado é algo preocupante e que é necessário intensificar a segurança cibernética e o sistema de telecomunicações do País. “Nós temos que ter satélites que nos garantam o mínimo de privacidade e segurança para as nossas instalações militares, para a nossa indústria, comércio e para as pessoas. Do jeito que está não há nenhuma privacidade e há um domínio completo das informações pelos Estados Unidos, ou seja, é um aniquilamento da segurança das nações” repudiou o parlamentar.
O parlamentar informou que a Câmara dos Deputados está coletando assinaturas para instalar também uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as denúncias de espionagem no sistema de transmissão de comunicação do Brasil. “Já tem uma comissão instalada no Senado e nós deveremos ter, brevemente, as assinaturas necessárias para também investigar esse assunto que é um escândalo sem precedentes” informou o petista.
Fernando Ferro disse ainda que a Organização das Nações Unidas (ONU) terá que ser posicionar diante do ocorrido, já que a ação revelada demostra uma “desmoralização das relações entre as nações no mundo”.