O deputado Fernando Ferro (PT-PE) defendeu em plenário a aprovação de projeto de lei sugerido à Comissão de Legislação Participativa (CLP) pela Nova Central Sindical de Trabalhadores, e que regulamenta a profissão de costureiro. Fernando Ferro é relator da proposta na Comissão de Legislação Participativa. “O objetivo é dar um regramento especial à honrosa e tradicional profissão das costureiras e costureiros de todo o Brasil”, disse o parlamentar petista.
Fernando Ferro citou pesquisa do Instituto de Estudos e Marketing Industrial, realizada em 2013, e que aponta mais de 1,6 milhão de pessoas trabalhando no setor têxtil. Ainda, segundo o estudo, o Brasil é o quinto maior produtor têxtil do mundo e quarto maior do segmento de vestuário, “apesar da grande concorrência que o setor enfrenta, em relação aos produtos colocados no mercado, massivamente importados da China. Mesmo assim, estudos recentes projetam um crescimento de2,7%, na produção da cadeia têxtil no Brasil”.
Estes dados, afirmou o parlamentar do PT, evidenciam claramente a importância social e econômica deste setor para o País e principalmente para o Nordeste, cuja região é a segunda maior produtora de vestuários do Brasil. “E nessa cadeia produtiva, os profissionais costureiros e costureiras representam um dos maiores contingentes de mão de obra do setor”.
Após aprovação da sugestão pela CLP, o projeto de lei ganhará número e será analisado pelas comissões de mérito da Câmara.
Gizele Benitz
Ouça o Deputado Fernando Ferro na Rádio PT