Dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentados na segunda-feira (3) apontam o crescimento da Utilização da Capacidade Instalada (UCI) na indústria brasileira. A UCI é um índice que mede o nível de atividade da indústria mostrando a porcentagem do parque industrial que está trabalhando. Esse índice, segundo a CNI, subiu de 80,5 em agosto para 81,3 pontos em setembro.
De acordo com a Confederação, houve um faturamento real, sem influências sazonais, no mesmo período, na casa de 0,8% em comparação com agosto. De acordo com a CNI, foi o quarto mês consecutivo de crescimento. Em relação às horas trabalhadas no setor, os dados revelam que houve um aumento de 1% em setembro quando comparado com o mês anterior.
Para o deputado Newton Lima (PT-SP), coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Nacional, os índices revelam sinais de recuperação do setor. “Os dados de setembro mostram que há sinais de que a indústria brasileira está voltando a crescer. O faturamento da indústria tem crescido seguidamente nos últimos meses e, em setembro, também cresceram o índice das horas trabalhadas e o nível de utilização da capacidade instalada.”
IBGE – O parlamentar petista fez questões de analisar a informação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada hoje (4), que apontou refluxo de 0,2% na produção da indústria brasileira no mês de setembro em comparação ao mês de agosto.
“Mesmo com a queda de 0,2% da produção industrial em setembro, apenas sete dos 24 setores pesquisados registraram queda. Acredito que nos próximos meses a indústria vai recuperar o dinamismo, em parte, em razão das políticas implantadas pelo governo federal como a volta do Reintegra, que já passou a valer em outubro, e que pode chegar a até 5%.”
Benildes Rodrigues com Blog do Planalto