A deputada Fátima Bezerra (PT-RN) ocupou a Tribuna nesta terça-feira (6) para manifestar expectativa de que as propostas debatidas e aprovadas na Conferência Nacional de Educação (CONAE), realizada semana passada em Brasília, sejam aprovadas na Câmara. “Diante da legitimidade da Conferência, nossa expectativa é de que em breve todas as importantes propostas sejam apreciadas nesta Casa no novo Plano Nacional de Educação”, disse Fátima Bezerra.
A parlamentar petista destacou que a CONAE 2010 foi marcada pelo ineditismo, “pois foi a primeira vez que o país se reuniu para discutir a educação, não de forma fragmentada, mas como um todo, da creche à pós-graduação”.
Fátima Bezerra elogiou o “esforço extraordinário” do governo Lula ao longo dos últimos oito anos para triplicar o Orçamento da educação, passando de R$ 19 bilhões, em 2002 para R$ 59 bilhões, em 2010. “Em que pese esse esforço, o montante ainda é pouco. Por isso, uma das principais propostas aprovadas na Conferência foi aumentar os investimentos para a educação dos atuais cerca de 5% para 10% do Produto Interno Bruto (PIB) até 2014”, afirmou a parlamentar petista.
Gizele Benitz