A deputada Fátima Bezerra (PT-RN) registrou em plenário a realização, em Brasília, nesta semana, da cerimônia de entrega da medalha da Ordem do Mérito Cultural. A iniciativa do prêmio, que está na sua 20ª edição, é do Ministério da Cultura (MinC)para homenagear os artistas brasileiros e realizadores culturais.
Fátima Bezerra elogiou a entrega da comenda para Tião Oleiro, mestre dos congos de Ceará-Mirim. “Hoje é um dia muito importante para a cultura potiguar. Mestre Tião Oleiro é trabalhador rural e foguista nos engenhos de açúcar em Ceará-Mirim, mas teve uma vida dedicada ao folclore por meio dos Congos de Guerra. Parabenizo o MinC pela iniciativa”, disse Fátima Bezerra.
Neste ano, o prêmio foi entregue pela presidenta Dilma e pela ministra da Cultura, Marta Suplicy, a 26 personalidades ligadas à música, moda, a artes plásticas, ao audiovisual, a culturas populares e tradicionais, à literatura e gastronomia, que contribuíram para a valorização desses segmentos no país. Quatro entidades também receberam o título.
Além dos 30 condecorados deste ano, a arquiteta Lina Bo Bardi (1914-1992) e a artista plástica Djanira da Motta e Silva (1914-1979) foram homenageadas. Ambas completariam 100 anos de idade em 2014.
A entrega da Ordem do Mérito Cultural ocorre anualmente no Dia Nacional da Cultura, comemorado em 5 de novembro. A condecoração divide-se em três classes: Grã-Cruz, Comendador e Cavaleiro. Desde sua criação, em 1991, já foi entregue a mais de 500 personalidades – nacionais e estrangeiras – e a 60 instituições.
Gizele Benitz