Fátima Bezerra acompanha reitores na luta por cargos nas universidades e IFETS

reuniao_andifesAcompanhado da presidenta da Comissão de Educação e Cultura, deputada Fátima Bezerra (PT-RN), o presidente da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), João Luiz Martins, reuniu-se na quarta-feira (13) com o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), e com o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vacarezza (PT-SP),

para pedir urgência na tramitação do projeto de lei (PL 2.134/11), do Executivo, que cria 7.178 cargos nas universidades e IFETS (Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica).

 

“Saímos esperançosos de que o PL 2.134/11 seja aprovado ainda este ano”, afirmou João Luiz Martins. Ele apontou a intervenção da deputada Fátima Bezerra como determinante para que a Andifes fosse recebida pelos líderes partidários. “Vamos fazer o que for possível para que esse projeto seja aprovado ainda este ano na Câmara e no Senado, pois só dessa forma conseguiremos que no próximo ano sejam criadas novas vagas nas universidades e na rede federal de educação profissional”, garantiu a deputada Fátima Bezerra.

A reunião também foi acompanhada pelo reitor da Universidade Federal do Piauí, Luiz Junior, e pelo secretário executivo da Andifes, Gustavo Balduino.
O PL 2.134/11 vai viabilizar a operacionalização das quatro novas universidades e 120 unidades dos IFETS, anunciadas pela presidenta Dilma Roussef em agosto passado, assim como a conclusão do Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais). A aprovação do PL ainda este ano permitirá a realização de concursos e a contratação rápida de docentes e técnicos administrativos, o que garantirá que no primeiro semestre do próximo ano sejam oferecidas novas vagas.

Na reunião com os líderes partidários, os representantes da Andifes esclareceram que a aprovação do PL vai beneficiar todos os estados da federação e que as expansões das universidades têm priorizado a interiorização, os cursos noturnos e a formação de professores para a educação básica.

Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também