O plenário e o Salão Verde da Câmara dos Deputados se tornaram pequenos nesta terça-feira (1°) para receber os parlamentares da 54ª Legislatura (2011-2015). Familiares, autoridades e amigos disputavam cada espaço para prestigiar a cerimônia de posse dos deputados que pelos próximos quatro anos estarão no Parlamento discutindo temas de relevância nacional e elaborando leis para assegurar a democracia e melhores condições para a vida dos brasileiros.
O deputado estreante na Câmara, Waldenor Pereira (PT-BA), veio acompanhado de familiares, amigos e apoiadores. “Estamos motivados para exercer esse mandato, porque representa o maior desafio da minha carreira política, mas me sinto preparado para debater sobre as reformas – política e tributária – que o país precisa para se desenvolver “, afirmou.
Mesmo quem não é parlamentar estreante na Câmara fez questão de contar com a presença de familiares no momento de renovar o seu compromisso com o Legislativo. Foi o caso do deputado Décio Lima (PT-SC), que estava acompanhado do filho André Lima, o enteado Roberto Hiuer e o sobrinho Lucas de Lima. “Este ano pude compartilhar com eles este momento. Na outra posse, em 2007, eles ficaram em Santa Catarina para a posse da minha esposa, que é deputada estadual”, explicou Décio Lima. Neste novo mandato ele vai priorizar projetos que ajudem o governo Dilma Rousseff avançar no combate à exclusão social.
André Lima, 17 anos, que acabou de ingressar na faculdade de Direito em Santa Catarina, não pretende seguir a carreira dos pais. “Hoje a minha intenção é seguir a área jurídica, me dedicar aos estudos sem qualquer envolvimento com a política, embora estarei sempre atento ao trabalho parlamentar dos meus pais”, afirmou André Lima. Ele acrescentou que espera dos pais uma atenção especial para o povo de Santa Catarina, “que tem sofrido muito com as enchentes”.
Já Lucas de Lima, 16 anos, também pensa em fazer o curso de Direito, mas para seguir a carreira política. “Quero conhecer e entender de leis primeiro para depois me candidatar a vereador, deputado estadual e, quem sabe, também um dia estar aqui”, disse Lucas, que já faz parte do movimento estudantil do seu estado.
Vânia Rodrigues