Faleiro provoca ministro Pazuello: “Precisamos evitar uma tragédia no Pará”

O deputado Airton Faleiro (PT-PA) propôs ao Ministério da Saúde o fortalecimento das ações do Sistema Único de Saúde (SUS) para o combate à Covid-19 e suas variantes nas regiões do Baixo Amazonas e Calha Norte – que se encontram em lockdown (bandeiramente preto) – e no Tapajós – que está no bandeiramento laranja, (de médio risco). Em seu Twitter disparou, “Precisamos evitar uma tragédia do Pará, em especial nas regiões Baixo Amazonas, Calha Norte e Tapajós. O governo federal precisa evitar que ocorra aqui o que deixou acontecer em Manaus”.

Faleiro demonstra no documento uma grande preocupação com o avanço da chamada “segunda onda” do vírus. “Temos confirmações de registros de casos da nova variante do vírus nessas regiões e é uma realidade a alta taxa de ocupação de leitos na UTI, em paralelo com a divulgada indisponibilidade de vacinas para toda população”, afirma.

Dentre as sugestões do parlamentar ao ministro Pazzuelo estão: 1 – o fornecimento de uma maior cota de vacinas para as regiões, considerando o alto índice de infecção e o alto grau de letalidade, a exemplo do que foi feito em Manaus; 2 – priorização de ações de reorganização do atendimento nos postos de saúde; 3 – o recrutamento de novos profissionais; e 4 – a abertura de mais leitos de UTI.

Além de destacar a comprovação da presença de variantes do vírus no Baixo Amazonas, o deputado alerta que a disseminação da nova cepa pode atingir o Pará e os demais estados brasileiros. “A exemplo do que ocorreu em Manaus, onde as medidas foram tomadas tardiamente após constatadas verdadeiras tragédias, a saúde no Pará requer medidas céleres do governo federal em complemento às ações do governo do estado e das gestões municipais”, reforça Faleiro.

Confira a íntegra do ofício encaminhado ao ministro Pazuello:

Ofício n° 015.2021 – Providências Santarém Covid MS – Eduardo Pazuello

Assessoria Parlamentar

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também