A Câmara realiza, a partir deste mês, uma série de homenagens pelo centenário da morte do jornalista, escritor, diplomata e deputado Joaquim Nabuco (1849-1910). Em parceria com a Academia Brasileira de Letras, a Fundação Joaquim Nabuco e a Fundação Armando Álvares Penteado, as atividades começam no dia 20 de outubro, com a abertura de exposição e a realização de um debate com historiadores e acadêmicos. O deputado Maurício Rands (PT-PE) integra a comissão especial criada para organizar as homenagens.
A exposição “Joaquim Nabuco – O valor da palavra empenhada” ficará aberta para visitação até o dia 14 de novembro, no Salão Negro do Congresso. A mostra destaca a trajetória política e parlamentar do intelectual, conhecido por sua oratória brilhante e seu pensamento libertário.
No dia 9 de novembro, às 10 h, haverá sessão solene no plenário, seguida do lançamento do livro “Discursos parlamentares – Joaquim Nabuco”, no Salão Nobre da Câmara. Ainda no dia 9, a TV Câmara lança o documentário “Diálogo com Joaquim Nabuco”, dirigido por Marcya Reis. O vídeo faz um paralelo entre a história do intelectual e a do jovem Thiago, universitário, negro e nascido na comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro (RJ).
A programação integra o conjunto de iniciativas públicas e privadas que homenageiam o diplomata ao longo de 2010, instituído como Ano Nacional Joaquim Nabuco.
Equipe Informes com Agência Câmara