Em nova Pesquisa XP divulgada nesta terça-feira, 17, Bolsonaro e seu governo continuam ladeira abaixo na percepção da população brasileira. A avaliação negativa de Bolsonaro chegou a 54% de ruim e péssimo, enquanto sua administração bateu em 63%.
A avaliação de ruim e péssimo de Bolsonaro cresce constantemente desde outubro de 2020, quando estava no patamar de 31%, segundo a pesquisa. No mês passado, o percentual havia saltado para 52% e agora voltou a subir chegando à 54%.
A pesquisa mostra a ineficácia da política de fake news, da tentativa de intimidação dos demais poderes e ameaças de golpe de Estado. Em especial, evidencia a percepção da sociedade sobre a criminosa condução do combate à pandemia, que resultou em quase 600 mil mortes.
LADEIRA ABAIXO – A Pesquisa XP cai como uma bomba para Bolsonaro.
"54% dizem considerar o governo ruim ou péssimo contra 52% no mês passado.
O crescimento na rejeição é constante desde outubro de 2020, quando 31% diziam considerar a gestão ruim ou péssima".— José Guimarães (@guimaraes13PT) August 17, 2021
Não bastasse a fotografia do momento, a expectativa negativa para o restante do mandato de Bolsonaro cresceu para 52%. Agravando a situação, as principais preocupações da sociedade apontadas pela pesquisa são a saúde, corrupção e educação. E 61% dos entrevistados afirmam que não votariam em Bolsonaro nas próximas eleições.
A nova rodada da pesquisa XP/Ipespe também registra continuidade na tendência de crescimento das intenções de voto no ex-presidente Lula. Pela quinta pesquisa consecutiva, Lula lidera com 40% da preferência popular contra apenas 24% de Bolsonaro.
Pesquisa XP mostra @LulaOficial subindo nas intenções de voto para 2022 40% contra 24% de Bolsonaro que continua caindo. Nem mesmo o patético desfile ajudou o atual presidente. Sua rejeição também cresceu. O Brasil quer um presidente que goste e queira governar.
— Enio Verri (@enioverri) August 17, 2021
A pesquisa também mostrou a aprovação da CPI da Covid, na contramão dos sistemáticos ataques governistas. Um total de 57% dos entrevistados aprova o trabalho dos senadores. A CPI tem avançado para responsabilizar Bolsonaro por diversos crimes na condução da pandemia.
PTNacional