O deputado Jesus Rodrigues (PT-PI) visitou a Usina Hidrelétrica de Tucuruí, no Pará, com o objetivo de conhecer a operação das eclusas responsáveis pela transposição do Rio Tocantins. A visita, realizada na quinta-feira (24), foi acompanhada por membros da Comissão Especial destinada a analisar o projeto de lei (PL5335/09), que trata sobre a Transposição Hidroviária de Níveis.
“Estamos propondo uma nova legislação de transposição de rios e Tucuruí é um excelente exemplo. Em potência instalada, é a maior usina hidrelétrica 100% brasileira. Essa experiência mostra que é possível concluirmos as eclusas da Usina de Boa Esperança, no rio Parnaíba. O que estão faltando são os equipamentos hidroelétricos e a conclusão demandaria recursos da ordem de R$ 70 milhões. É um valor quase insignificante em relação aos benefícios que serão proporcionados”, destaca Jesus Rodrigues, lembrando que esta é uma situação semelhante a outras usinas hidrelétricas por todo o país.
O parlamentar ressalta que as esclusas da Usina de Boa Esperança são imprescindíveis para a navegabilidade do Rio Parnaíba. “Mesmo agora, sem que a Hidrovia do Parnaíba esteja em funcionamento, as eclusas já poderiam permitir o transporte de passageiros de uma cidade para outra e o transporte de grãos”, afirma.
No próximo dia 15 de maio, a mesma comissão deve fazer uma visita à Usina de Boa Esperança, situada no município de Guadalupe, a cerca de 300 km da capital piauiense. Integrantes da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), da Administração das Hidrovias do Nordeste (AHINOR) e outros órgãos devem acompanhar a comitiva.
Assessoria Parlamentar