Expansão urbana não pode ocorrer sem sustentabilidade ambiental, diz ministra

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse nesta quarta-feira (4) que estados e municípios não devem permitir a expansão urbana sem sustentabilidade ambiental. De acordo com a ministra, que participou do seminário “Gestão Ambiental do Espaço Urbano – Desafios e Oportunidades”, promovido pela Câmara, os gestores públicos não devem ceder às pressões por expansão urbana, a não ser que isto venha associado ao ordenamento urbano.

 

“No Brasil, a maior parte da população vive em cidades. Há uma demanda muito grande de expansão dessas áreas urbanas, mas essa expansão não pode acontecer sem o ordenamento urbano. Temos que evitar o comprometimento dos recursos ambientais. Não adianta expandir cidades se não tivermos saneamento e destinação adequada do lixo”, afirmou Izabella. Sem essas condições, explicou a ministra, haverá uma degradação das bacias hidrográficas, da qualidade do ar e principalmente dos recursos naturais, já que a maior parte das cidades avançam sobre a vegetação natural.

De acordo com a ministra, a conscientização da população sobre a importância da preservação ambiental é um dos principais fatores que devem ser trabalhados no País. “A construção de cidades sustentáveis tem a ver com o comportamento do cidadão, com o tipo de transporte urbano, com as opções de lazer escolhidas. Este debate traduz os maiores desafios do Brasil, de assegurar qualidade ambiental e desenvolvimento urbano”, disse.

Estudo apresentado pelo secretário nacional de Programas Urbanos do Ministério das Cidades, Celso Carvalho, abrangendo 526 planos diretores mostra que a preservação ambiental está em segundo plano. No estudo, foram avaliadas questões como acesso à terra, mobilidade, saneamento e preservação ambiental. “A questão ambiental aparece nas diretrizes, mas não consegue ir além da delimitação de áreas ambientais e restrição de uso e ocupação do solo”, disse o secretário.

Além de representes do governo, o seminário contou com a participação de gestores municipais de diversas regiões do País. Entre eles, da prefeita do município de Carinhanha, na Bahia, Chica do PT. A prefeita apresentou experiências de sua gestão que visam compatibilizar desenvolvimento econômico, social e sustentabilidade ambiental.

 

Edmilson Freitas

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100