A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse nesta quarta-feira (4) que estados e municípios não devem permitir a expansão urbana sem sustentabilidade ambiental. De acordo com a ministra, que participou do seminário “Gestão Ambiental do Espaço Urbano – Desafios e Oportunidades”, promovido pela Câmara, os gestores públicos não devem ceder às pressões por expansão urbana, a não ser que isto venha associado ao ordenamento urbano.
“No Brasil, a maior parte da população vive em cidades. Há uma demanda muito grande de expansão dessas áreas urbanas, mas essa expansão não pode acontecer sem o ordenamento urbano. Temos que evitar o comprometimento dos recursos ambientais. Não adianta expandir cidades se não tivermos saneamento e destinação adequada do lixo”, afirmou Izabella. Sem essas condições, explicou a ministra, haverá uma degradação das bacias hidrográficas, da qualidade do ar e principalmente dos recursos naturais, já que a maior parte das cidades avançam sobre a vegetação natural.
De acordo com a ministra, a conscientização da população sobre a importância da preservação ambiental é um dos principais fatores que devem ser trabalhados no País. “A construção de cidades sustentáveis tem a ver com o comportamento do cidadão, com o tipo de transporte urbano, com as opções de lazer escolhidas. Este debate traduz os maiores desafios do Brasil, de assegurar qualidade ambiental e desenvolvimento urbano”, disse.
Estudo apresentado pelo secretário nacional de Programas Urbanos do Ministério das Cidades, Celso Carvalho, abrangendo 526 planos diretores mostra que a preservação ambiental está em segundo plano. No estudo, foram avaliadas questões como acesso à terra, mobilidade, saneamento e preservação ambiental. “A questão ambiental aparece nas diretrizes, mas não consegue ir além da delimitação de áreas ambientais e restrição de uso e ocupação do solo”, disse o secretário.
Além de representes do governo, o seminário contou com a participação de gestores municipais de diversas regiões do País. Entre eles, da prefeita do município de Carinhanha, na Bahia, Chica do PT. A prefeita apresentou experiências de sua gestão que visam compatibilizar desenvolvimento econômico, social e sustentabilidade ambiental.
Edmilson Freitas