A coisa mais importante que ” ouvimos” do presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Lopes, é que já existe um estoque “muito forte” de tecnologias disponíveis para auxiliar o convívio da agricultura da região do semiárido com os longos períodos de estiagem. A afirmação é do deputado Pedro Eugênio (PT-PE), coordenador da Bancada do Nordeste na Câmara. A declaração do deputado ocorreu logo após a reunião da bancada nordestina que, nesta quarta-feira, (10), recebeu no café nordestino o presidente da Embrapa e prefeitos nordestinos que acompanhavam a marcha em Brasília.
“O nosso principal desafio é estabelecer uma inteligência territorial para gestão estratégica para que as ações de governo e do mercado estejam integradas e possam constituir num novo modelo produtivo com maior capacidade de resistência e de convívio com a seca”, afirmou Pedro Eugênio.
O coordenador da bancada nordestina afirmou, ainda, que a região está próxima de ser contemplada com a criação de uma Comissão Permanente na estrutura da Câmara dos Deputados para debater os temas que mais afetam e afligem os estados do Nordeste. “A nossa pauta legislativa está marcada, principalmente, por uma proposta de termos uma comissão permanente que diga respeito ao Nordeste”, completou.
Assessoria Parlamentar