Ex-ministros condenam Bolsonaro e defendem Constituição

Comissão Arns prega defesa da vida do povo brasileiro e denuncia presidente, enquanto ex-ministros da Defesa, incluindo Celso Amorim, exortam as Forças Armadas a rechaçarem pedidos de intervenção militar convocados pelo bolsonarismo em atos contra a democracia

Ex-ministros de Estado dos principais governos desde o início da redemocratização, há 35 anos, publicaram dois manifestos nos principais jornais brasileiros, nesta segunda-feira, 18 de maio, condenando o comportamento do presidente Jair Bolsonaro e alertando as Forças Armadas para que sigam obedecendo o texto constitucional e rechacem as insistentes manifestações do bolsonarismo defendendo intervenção militar.

“ Jair Bolsonaro perdeu todas as condições para o exercício legítimo da Presidência da República, por sua incapacidade, vocação autoritária e pela ameaça que representa à democracia”, apontam seis ex-ministros que integram a Comissão Arns: José Carlos Dias (FHC), Claudia Costin (FHC), José Gregori (FHC), Luiz Carlos Bresser-Pereira (Sarney), Paulo Sérgio Pinheiro (FHC) e Paulo Vannuchi (Lula).

“Ao semear a intranquilidade, a insegurança, a desinformação e, sobretudo, ao colocar em risco a vida dos brasileiros, seu afastamento do cargo se impõe”, continua o texto. “A Comissão Arns de Defesa dos Direitos Humanos entende que as forças democráticas devem buscar, com urgência, caminhos para que isso se faça dentro do Estado de Direito e em obediência à Constituição”.

Defesa

Outro texto importante – também de caráter amplo – é assinado por ex-ministros da Defesa, que lançaram manifesto – publicado também em todos os jornais –, rechaçando pedidos de golpe militar a favor de Bolsonaro. Os ex-ministros Aldo Rebelo, Celso AmorimJaques Wagner, José Viegas Filho, Nelson Jobim e Raul Jungmann cobram respeito das Forças Armadas à Constituição ante pedidos de intervenção estimulados pelo presidente.

“As Forças Armadas são instituições de Estado com importante papel na fundação da nacionalidade e no desenvolvimento do país”, escrevem os ex-ministros. “Sua missão indeclinável é a defesa da pátria e a garantia de nossa soberania. Merecidamente, desfrutam de amplo apoio e reconhecimento da sociedade brasileira”.

“Qualquer apelo e estímulo às instituições armadas para a quebra da legalidade democrática –oriundos de grupos desorientados– merecem a mais veemente condenação”, assinalam. “Constituem afronta inaceitável ao papel constitucional da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, sob a coordenação do Ministério da Defesa”.

PT Nacional

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100