O ex-chefe de gabinete da liderança do PT na Câmara e servidor aposentado da Casa, Athos Pereira, recebeu nesta quarta-feira (21), no plenário Ulysses Guimarães, a Medalha do Mérito Legislativo 2018 por indicação da bancada do partido. A condecoração é destinada todos os anos a autoridades, personalidades, instituições ou entidades, campanhas, programas ou movimentos de cunho social, que tenham prestado relevantes serviços ao Poder Legislativo ou ao Brasil.
Antes de receber a medalha das mãos do presidente em exercício da Câmara, deputado Fábio Ramalho (MDB-MG), e da 2ª secretária da Mesa Diretora, deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO), Athos Pereira disse que se sentia lisonjeado com a homenagem. O ex-chefe de gabinete recebeu a condecoração acompanhado de dois ex-líderes da bancada do PT com quem trabalhou, os deputados Arlindo Chinaglia (SP) e Nelson Pellegrino (BA).
“Estou aqui cumprindo um ritual da democracia, enquanto ela ainda existe. Espero que não termine logo, e que a gente prossiga no caminho do progresso, mas com inclusão social”, ressaltou Athos. O ex-chefe de gabinete disse ainda que o mesmo compromisso em defesa da democracia demonstrado no passado deve continuar no presente e no futuro para enfrentar possíveis tentativas de retrocesso.
“Estive na coordenação dos trabalhos dos parlamentares. A responsabilidade é alta, mas sempre tive compromisso com a democracia. Espero que esse compromisso seja mantido, e que o PT desempenhe seu papel de bastião da luta democrática e popular no País”, ressaltou.
Em agradecimento ao trabalho prestado por Athos Pereira, o ex-líder do PT – e também ex-presidente da Câmara e líder dos governos de Lula e de Dilma Rousseff na Casa – Arlindo Chinaglia afirmou que a homenagem é mais do que justa.
“É uma bela escolha. Eu lamento que ele não tenha sido escolhido há mais tempo. O Athos tem história, é um dos fundadores do PT. Talvez seja um dos militantes mais cultos que o PT tem, dedicado e generoso nas análises. Nada mais justo, para a dimensão do Athos, que essa homenagem”, destacou o petista.
Heber Carvalho