Estatuto prevê incentivo a empresas que contratarem negros

igualdade O Estatuto de Igualdade Racial aprovado ontem na Câmara prevê que o Poder Público ofereça incentivos a empresas com mais de 20 empregados que contratarem pelo menos 20% de negros. Na avaliação da deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP), a data será histórica porque assinala a luta de 121 anos dos afrobrasileiros.


“Esse Estatuto representa o fruto da luta do movimento organizado no Brasil que busca igualdade e o fim de toda e qualquer situação de preconceito. A nossa expectativa é de que o Estatuto seja aprovado no Senado antes de 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra”, disse Janete Rocha Pietá.

Abaixo alguns dos principais pontos do texto aprovado e que seguiu para apreciação do Senado Federal.

Confira os principais pontos do estatuto:

Empregos – o Poder Público poderá oferecer incentivos a empresas com mais de 20 empregados que contratarem pelo menos 20% de negros.

Capoeira – a capoeira é reconhecida como desporto de criação nacional. Assim, o Estado deverá garantir o registro e a proteção da prática, inclusive destinando recursos públicos. A atividade de capoeirista é reconhecida em todas as modalidades (esporte, luta, dança e música).

Discriminação – a proposta acrescenta à Lei 7.716/89, sobre discriminação racial, o crime de expor, na internet ou em qualquer rede pública de computadores, informações ou mensagens que induzam ou incitem a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. A pena prevista é reclusão de um a três anos e multa.

Liberdade religiosa – o texto assegura o livre exercício dos cultos religiosos de origem africana, prevendo inclusive assistência religiosa aos seus seguidores em hospitais, e também denúncia ao Ministério Público para abertura de ação penal em face de atitudes e práticas de intolerância religiosa.

Acesso à terra – o Poder Público promoverá a isonomia nos critérios de financiamento agrícola para incentivar o desenvolvimento das atividades produtivas da população negra no campo.

Moradia – os programas de moradia do governo federal deverão assegurar tratamento equitativo à população negra, assim como os bancos públicos e privados que atuam em financiamento habitacional.

Foto em currículo – a proposta proíbe empregadores de exigir boa aparência e de pedir fotos em currículos de candidatos a empregos. Os infratores dessa norma ficam sujeitos à pena de multa e prestação de serviços à comunidade.

Recursos públicos – os planos plurianuais (PPAs) e os orçamentos da União deverão prever recursos para a implementação dos programas de ação afirmativa nas áreas de educação, cultura, esporte e lazer, trabalho, meios de comunicação de massa, moradia, acesso à terra, segurança, acesso à Justiça, financiamentos públicos e contratação pública de serviços e obras.

Saúde – a proposta fixa as diretrizes da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra.

Jornal da Câmara com Equipe Informes

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100