Estatuto da Juventude já está em vigor e petista destaca avanços

Reginaldolopes

O deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) ressaltou nesta segunda-feira (10) a importância do início da vigência do Estatuto da Juventude. Aprovado em julho de 2013 pelo Congresso Nacional, e sancionado pela presidenta Dilma Rousseff em agosto do mesmo ano, o Estatuto passou a vigorar desde a última sexta-feira (7), 180 dias após a publicação no Diário Oficial da União. O Estatuto é o instrumento legal que determina quais direitos devem ser garantidos e promovidos pelo Estado brasileiro aos jovens, independentemente de quem esteja à frente da gestão dos poderes públicos.

O Estatuto da Juventude foi criado a partir da aprovação no parlamento (Câmara e Senado) do projeto de lei 4529/04, de autoria do deputado Reginaldo Lopes. Na Câmara, a proposta foi debatida pela comissão especial das políticas públicas para a juventude, idealizada e presidida pelo parlamentar, entre os anos de 2003 e 2005.

O Estatuto da Juventude prevê princípios e diretrizes para a implementação de políticas públicas para jovens entre 15 a 29 anos. A proposta assegura a cerca de 52 milhões de brasileiros – população dessa faixa etária – acesso a políticas específicas nas áreas de educação, profissionalização, trabalho e renda, além de determinar a obrigatoriedade de os Governos manterem programas de expansão do ensino superior, com oferta de bolsas de estudos em instituições privadas e financiamento estudantil.

Benefícios diretos– O Estatuto também define dois benefícios diretos: os descontos e gratuidades em transporte interestadual para jovens de baixa renda e a meia-entrada em eventos culturais e esportivos para estudantes e jovens de baixa renda.

Além dos benefícios, o documento ainda demanda a criação do Sistema Nacional de Juventude (Sinajuve) que deve organizar, em todo o país e de maneira participativa, o planejamento, a implementação, o acompanhamento e a avaliação das ações, planos e programas que constituem as políticas públicas de juventude.

“A grande vitória é o tema ter sido colocado, de fato, como prioridade na ação política do Estado brasileiro. Antes a juventude era quase ‘invisível’ para os governos e a sociedade, mas com o advento desse debate, iniciado em 2003, já se produziram várias políticas públicas voltadas diretamente à juventude”, disse Reginaldo Lopes. Entre essas ações, o parlamentar citou o Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), o Programa Universidade para Todos (Prouni), e o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem).   

Héber Carvalho com informações da Secretaria Nacional da Juventude

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex