Em pronunciamento realizado na terça-feira (2), o deputado Vanderlei Siraque (PT-SP) exaltou a participação popular, os valores democráticos e a liberdade de expressão conquistados pelo povo brasileiro. “A liberdade de manifestação e de expressão é um direito fundamental e sagrado para nós, do PT, já que somos frutos das ruas e lutamos para que o Brasil fosse um país social e politicamente democrático”, afirmou .
Conforme lembrou o deputado, a participação popular e o controle social dos poderes estão previstos na Constituição brasileira, no parágrafo único do artigo 1º, que trata da soberania popular. “Nesse sentido estamos apoiando o plebiscito. Já que a Câmara dos Deputados não decidiu, deixe o povo decidir, deixe o povo participar e fazer o controle social”, desafiou Siraque.
O deputado destacou que Dilma foi a primeira chefe de Estado que recebeu os manifestantes e propôs o diálogo permanente e ações concretas. Siraque enfatizou os cinco pactos sugeridos por Dilma aos governadores, prefeitos e ao Congresso Nacional, com o objetivo de melhorar os serviços públicos de educação, a mobilidade urbana e a educação, além de propor a realização de plebiscito para a reforma político-eleitoral e mecanismos de combate à corrupção.
“Estamos unidos e vigilantes em defesa do projeto político que mudou o Brasil”, afirmou Siraque. O deputado resgatou as realizações dos governos Lula e Dilma que promoveram a inclusão social de mais de 40 milhões de brasileiros. “Os excludentes e invejosos não se conformam com o Prouni; com o Minha Casa, Minha Vida; com a redução da energia elétrica; com a Copa do Mundo, as Olimpíadas e a redução dos juros”, disse.
De acordo com o deputado, essas reformas atingiram em cheio muitos privilegiados, que ganharam dinheiro à custa do emperramento da nossa economia, da competitividade das exportações e importações, da produção e dos empregos dos brasileiros. “ A presidenta Dilma está tirando as amarras de quem produz e de quem trabalha, está acabando com os privilégios que impedem o nosso crescimento econômico e a nossa democracia econômica”, ressaltou.
Leia mais: Bancada do PT apoia por unanimidade plebiscito para reforma política no país
Jonas Tolocka