O sociólogo francês Eric Fassin, professor da Universidade Paris VIII e apoiador do Comitê Lula Livre na França, esteve nesta quinta-feira (13) com o líder do PT na Câmara, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), e com o deputado Wadih Damous (PT-RJ), que faz parte da equipe de advogados do ex-presidente Lula.
A conversa tratou da conjuntura política no Brasil, na França e no mundo em geral, com destaque para a onda de extrema-direita que tem avançado eleitoralmente em vários países.
Na opinião de Fassin, a esquerda precisa afirmar a sua diferença ideológica em relação à direita, que tem usado uma linguagem populista para arregimentar setores populares desencantados com a política econômica neoliberal que a própria direita tem implementado mundo afora.
Fassin também diferencia o tipo de sentimento que as classes populares expressam com relação às situações de crise econômica e social. “A esquerda expressa indignação diante de injustiças, diante da desigualdade social, do retrocesso nos direitos sociais e nos direitos trabalhistas. Já a direita manifesta um ressentimento que é um sentimento de perda de privilégios”, disse o professor na conversa.
Assista no vídeo abaixo ao resumo da conversa. Na próxima semana publicaremos uma entrevista completa em vídeo com o professor Fassin.