Espionagem ao Brasil: Novas denúncias são consideradas gravíssimas

dilmaespionagem
 
A presidenta Dilma Rousseff foi alvo de espionagem do governo dos EUA, Barack Obama. Foi o que revelou reportagem do programa Fantástico da Rede Globo, neste domingo.  Segundo a reportagem, parte dos documentos em poder do ex-agente da NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA), Edward Snowden  foi entregue ao jornalista Glenn Greenwald e evidencia o monitoramento da comunicação da presidenta (e-mails e sites visitados) e de seus principais assessores.
 
A justificativa apresentada pela agência para a bisbilhotagem é “melhorar a compreensão dos métodos de comunicação e dos interlocutores da presidente do Brasil, Dilma Rousseff, e seus principais assessores”. 
 
A reportagem revela que documentos de junho de 2012 comprovam que a NSA tinha como alvo, além da presidenta brasileira, o presidente do México, Enrique Peña Nieto que, à época, era candidato a presidência daquele país e liderava as pesquisas eleitorais. 
 
O presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), que também coordena a Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso Nacional (CCAI), considerou “gravíssimas” as novas denúncias de espionagem do governo norte-americano no Brasil. “Caso se confirme que a presidente Dilma foi espionada, temos um episódio inaceitável de violação da soberania nacional”.
 
Medidas – O governo brasileiro decidiu adotar inicialmente três medidas em relação ao caso: o Ministério das Relações Exteriores convocará o embaixador norte-americano no Brasil, Thomas Shannon para prestar esclarecimentos sofre os fatos; cobrará explicações formais do governo americano e recorrerá a organismos internacionais, como a ONU, para debater a violação de direitos de autoridades e cidadãos brasileiros. Essas medidas foram tomadas após reunião entre a presidenta e o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. 
 
Para Nelson Pellegrino, o governo brasileiro acertou ao chamar o embaixador dos Estados Unidos no Brasil para esclarecer os fatos. Ele adiantou ainda que a CREDN e a CCAI vão realizar novas audiências públicas para tratar das novas denúncias de espionagem americana. 
 
CPI – Após a denúncia exibida no domingo, o Senado decidiu instalar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar a espionagem feita pelo governo americano a milhões de brasileiros. A instalação deve acontecer nesta terça-feira (3), às 10h45. A iniciativa é do senador Walter Pinheiro (PT-BA) membro titular da comissão. 
 
Benildes Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex