Especialistas do FMI aceitam uso de controles sobre capital

Os controles sobre o capital são uma medida válida para frear a valorização excessiva da moeda e as bolhas nos ativos. A avaliação é de especialistas do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Em outubro, o Brasil anunciou a imposição desses controles, com a aplicação de um imposto de 2% sobre os investimentos estrangeiros em títulos de renda fixa ou variável. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse à época que o objetivo dos controles é frear os movimentos de dinheiro especulativo na bolsa de São Paulo e conter a valorização do real frente ao dólar.

Em um estudo publicado nesta quinta-feira, um grupo de especialistas do FMI afirmou que, em determinadas circunstâncias, “os controles sobre o capital são um componente legítimo da resposta a uma grande entrada de capital”.

Os países cuja economia está acelerada, que contam com amplas reservas de divisas e cuja taxa de juros não está desvalorizada, podem impô-los para restringir fluxos transitórios de dinheiro, argumentaram. No entanto, advertiram que sua aplicação generalizada poderia prejudicar o crescimento mundial e redirecionar os fundos externos a países que não são capazes de absorvê-los.

Além disso, poderiam ampliar os desequilíbrios econômicos mundiais, especialmente se alguns países com moedas desvalorizadas estabelecerem restrições para impedir a valorização de sua divisa. Em um relatório apresentado ao Grupo dos Sete (G7, sete países mais industrializados do mundo), o FMI destacou especificamente que o iuane chinês está “substancialmente” desvalorizado.

Outra ressalva dos especialistas da entidade aos controles sobre o capital são as dúvidas sobre sua eficácia. Segundo o FMI, a experiência de Brasil, Chile e Colômbia na década de 1990 mostra que essas medidas não reduziram o volume total de capital externo que entrou nesses países, nem a pressão sobre sua taxa de câmbio. No entanto, há indicações de que modificam a composição dos fluxos.

No Chile, a dívida a curto prazo caiu, enquanto o investimento estrangeiro direto subiu. Para Nicolás Eyzaguirre, atual diretor do departamento para a América do FMI, os controles sobre o capital são pouco efetivos, pois pouco restringem a entrada de capital e os investidores encontram formas de contorná-los.

Portal IG

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100