Especialistas defendem criação de agência reguladora para setor nuclear

dutraEspecialistas em segurança nuclear defenderam a criação de uma agência reguladora para o setor no País. De acordo com esses especialistas, que participaram de audiência na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara nesta semana, atualmente, a Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) é a única instituição responsável pela área nuclear no Brasil.

O presidente da Cnen, Odair Dias Gonçalves, explicou que a Cnen é responsável tanto por realizar as atividades de pesquisa e desenvolvimento e aplicação como também de regular e fiscaliza o setor. Odair disse que já propôs ao Executivo a criação da Agência Reguladora Nuclear Brasileira, para realizar as atividades de regulação e fiscalização do setor.

A audiência, na avaliação do deputado Domingos Dutra (PT-MA), um dos propositores do debate, foi esclarecedora e mostrou que o País precisa elaborar um plano de emergência e evacuação da população em caso de acidentes nas usinas nucleares brasileiras. “Essas audiências são fundamentais não apenas para se saber o grau de segurança desse tipo de produção de energia, mas para se tomarem todas as medidas que evitarão possíveis acidentes. Não podemos correr o risco de sermos pegos de surpresa, como ocorreu no Japão”, ressaltou.

Edmilson Freitas

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também