Durante sessão solene da Câmara dos Deputados nesta segunda-feira (12) que homenageou os enfermeiros pelo seu dia, a deputada Erica Kokay (PT-DF) defendeu a aprovação do projeto de lei (PL 2.295/2000) que reduz a jornada de trabalho de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem para 30 horas. A deputada afirmou que essa não é apenas uma luta de categoria, mas de gênero.
A parlamentar disse que vai colocar a discussão na pauta da bancada feminina. “Essa é uma discussão de gênero, porque diz respeito às mulheres uma vez que 90% dos profissionais da área da enfermagem são mulheres. Esta passa a ser uma bandeira de todas as mulheres”, disse.
Erica Kokay afirmou que no Distrito Federal o Partido dos Trabalhadores já tem assegurado para os profissionais de enfermagem uma jornada menor. “Na rede pública do DF a jornada de trabalho será reduzida para 20 horas para esses trabalhadores, nos próximos anos. Mas o Brasil precisa ofertar uma jornada menor não para os profissionais de enfermagem, mas para o conjunto da sociedade.”
Késia Paos