Entidades conclamam população a lutar contra projeto do PSDB que entrega pré-sal e sangra educação

petrobras

As diversas entidades e parlamentares que lotaram o auditório Nereu Ramos, da Câmara, nesta terça-feira (11), em defesa da democracia, educação e da Petrobras, reuniram-se logo após o ato com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para entregar uma nota pública em que reiteram, entre outros pontos, o papel estratégico da Petrobras como operadora única na exploração do pré-sal. O manifesto se contrapõe ao projeto de lei 131/2015, de autoria do senador do PSDB, José Serra. A proposta do tucano retira da Petrobras a participação mínima de 30% na exploração do pré-sal.

“Como 50% dos recursos do Fundo Social são destinados às áreas da educação e saúde, grande seria a perda para essas áreas, caso a Petrobras não fosse a operadora em Libra. Nesse cenário, a perda do Fundo Social seria da ordem de R$ 100 bilhões; as áreas de educação e saúde perderiam R$ 50 bilhões”, afirma o texto.

Em discurso, o coordenador da Frente Única da Petrobras (FUP), José Maria, lembrou que tramitam no Congresso Nacional outros projetos de lei de autoria de parlamentares do PSDB que visam acabar com a Lei de Partilha.

“O projeto do senador Serra é revestido de ingenuidade mas, na essência, entrega para empresas multinacionais a exploração do pré-sal”, avaliou. Para ele, o financiamento do Plano Nacional de Educação (PNE), com recursos do pré-sal, corre risco. Ele conclamou toda a sociedade a marchar junto e dizer não ao projeto entreguista do PSDB.

“Estamos interessados e preocupados com o destino do modelo de exploração do petróleo. Não vamos deixar que a Petrobras seja instrumentalizada pela direita, por aqueles que querem entregar a riqueza do país”, disse a presidente da UNE, Carina Vitral.

Tendência – Para o presidente da Frente Parlamentar Mista da Defesa Nacional, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), a tendência da maioria dos senadores é derrubar o projeto de José Serra. Segundo ele, mais de 60 senadores assinaram requerimento que revoga a urgência dessa proposta. “Tudo indica que esse projeto vai ter uma vida muito difícil. Isso ocorrerá se nós mantivermos a mobilização em todo canto do país”, salientou Zarattini.

O deputado comentou também sobre o risco que o projeto representa à soberania brasileira. “Hoje existe uma disputa encarniçada no Brasil. Setores conservadores que querem voltar ao passado, inclusive restringindo a democracia, se fortaleceram muito. Precisamos nos organizar, ir às ruas para manter as conquistas”, defendeu.

Para o deputado Bohn Gass (PT-RS) “é preciso barrar” a proposta. “Não é possível desestabilizar a Petrobras para entregar o pré-sal para as grandes petrolíferas do mundo, que é o desejo dos tucanos. Por isso, precisamos ir às ruas, sim, como em outras épocas, na defesa do petróleo, do pré-sal, contra o golpe e pela democracia”.

Benildes Rodrigues

Foto: Salu Parente

Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara

Veja também – ATO CONDENA PROJETO DO PSDB QUE ENTREGA RIQUEZA DO PRÉ-SAL

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100