Entidades civis cobram responsabilização dos envolvidos no 8 de Janeiro em relatório final da CPMI  

Entidades da sociedade civil apresentam recomendações para relatório final da CPMI do Golpe - Fotos: Alessandro Dantas/PT no Senado

Entidades da sociedade civil entregaram nesta segunda-feira (16) à relatora da CPMI do Golpe, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), um documento com 12 recomendações para serem anexadas ao relatório final do colegiado que será lido amanhã (17). Entre outros pontos, as organizações pedem a responsabilização de todos os envolvidos na tentativa de golpe, inclusive militares. O documento entregue em uma solenidade no plenário 2 do Senado também defende a adoção de uma educação cidadã e midiática no País visando combater a disseminação de notícias falsas, além da regulação das plataformas de mídias sociais como forma de evitar discursos de ódio e antidemocráticos.

As recomendações foram elaboradas pelo Grupo de Trabalho de Responsabilização dos Crimes Contra o Estado Democrático de Direito da coalizão Pacto Pela Democracia e assinado por diversas entidades da sociedade civil. Entre elas o Inesc, o Instituto Vladimir Herzog, a Coalização Verdade, Memória e Justiça, Democracia em Xeque e Nossas. Durante a solenidade de entrega do documento, representantes das entidades explicaram os motivos da confecção das propostas.

O representante da Coalizão Pacto Pela Democracia, Arthur Mello, destacou a importância do ato simbólico de entrega das recomendações à relatora da CPMI. “Hoje é um dia especial porque, nas próximas horas, quando pessoas que temem a responsabilização (pelo 8 de Janeiro) lhe procurarem, a senhora (Eliziane Gama) lembre desse relatório da sociedade civil com recomendações para que atos como os do 8 de Janeiro nunca mais ocorram”, afirmou.

Ao também defender a responsabilização dos autores e incentivadores da tentativa de golpe, o representante do Instituto Vladimir Herzog, Rafael Schincariol, ressaltou a necessidade – defendida no documento – de despolitização das Forças Armadas.

“As Forças Armadas tiveram lá atrás a responsabilidade pelo golpe militar, mas nunca houve acerto de contas desse passado. Agora, repetiram o erro apoiando atos antidemocráticos no governo passado e no 8 de janeiro. São instituições importantes, mas devem atuar de maneira democrática e não fazendo política como fizeram”, alertou.

Importância da democracia

Já o representante da Coalizão Verdade, Memória e Justiça, Rodrigo Lentz, destacou a importância de fomentar uma memória coletiva em defesa da democracia a partir de uma política de educação voltada para a cidadania e de um programa de formação midiática em nível nacional.

“Os alunos quando entram na escola precisam saber quando o autoritarismo entrou no País, a tentativa de golpe que ocorreu no 8 de Janeiro e entender a importância da democracia”, explicou.

Ao analisar o contexto da tentativa de golpe ocorrida no início desse ano, a representante da organização Democracia em Xeque, Ana Júlia Bernardi, observou a necessidade de frear o processo de radicalização golpista a partir das redes sociais.

“A escalada de discursos golpistas que culminou no 8 de Janeiro ocorreu por falta de regulação das plataformas de redes sociais. Essa regulação é necessária para impedir informações enganosas, de ódio e que atentem contra a democracia”, advertiu.

Também discursaram durante a entrega do documento os representantes do Nossas, Luca Louback, e do Inesc, Carmela Zigoni.

 

Leia a íntegra das 12 Recomendações no site www.democraciaforte.org.br

 

Héber Carvalho

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100