Durante a comissão geral realizada no plenário da Câmara, na quarta-feira (14), o deputado Enio Verri (PT-PR) classificou como positiva e imprescindível para a retomada do crescimento o diálogo e presença do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, na “Casa das Leis”.
Em defesa do ajuste fiscal, Levy afirmou na ocasião que as mudanças econômicas estão alcançando resultados positivos e pediu segurança fiscal e clima de tranquilidade para superar as dificuldades vivenciadas. O modelo, segundo o ministro, possui três fases: ajustes de contas, confiança do setor produtivo e crescimento.
Para Levy, o momento atual se assemelha ao início do Governo Lula, quando pairava uma desconfiança com o compromisso fiscal. “Tinha gente que achava que o governo não teria firmeza para se comprometer com o superávit. Mas o presidente Lula conduziu de maneira em que essas dúvidas se dissiparam.”
Referência na área de economia do PT na Câmara, o deputado Enio Verri corroborou com a tese de bons resultados da política fiscal. “O governo tomou as medidas corretas e de uma forma equilibrada. Observa-se sinais de confiança do mercado e o restabelecimento de um clima positivo”, destacou.
A política econômica, de acordo com o deputado, acerta ao dividir os ônus com o andar de cima. “É preciso um esforço conjunto, redistribuindo as responsabilidades com setores financeiros mais abastados e amenizando o impacto à população.”
A expectativa do Ministério da Fazenda é de que a economia mostre sinais de recuperação já no próximo ano.
Assessoria Parlamentar
Foto: Salu Parente