Enio Verri: A esperança é ver, em 2017, o povo organizado para impedir retrocessos do governo golpista de Temer

EnioVerriGushta

Em artigo publicado no portal Brasil 247, o deputado Enio Verri (PT-PR) faz uma retrospectiva do ano de 2016, que na avaliação do parlamentar não deixará saudade. “Um dos aprendizados que 2016 deixará para toda a nação, é a clareza da urgente necessidade de restabelecer a democracia, convocar eleições diretas, já, e aprovar um profundo e duradouro projeto de politização popular”. 

Enio Verri destaca o golpe de Estado que arrancou a presidenta eleita Dilma Rousseff da Presidência da República como o pior fato ocorrido em 2016. “Este ano, nada de mais terrível aconteceu a este País do que o golpe de Estado(…) O roteiro foi descrito pelo senador Romero Jucá (PMDB) e é fielmente cumprido pelo consórcio golpista cujo um dos membros é, inacreditavelmente, o Judiciário” critica.

O parlamentar lamenta ainda que de agosto a dezembro, “num país sem lei, o que se viveu foi uma sucessão de cassações de direitos seculares, conquistados com o suor e o sangue dos brasileiros. Os poucos e mais importantes 13 anos de avanços civilizatórios, dentro dos 516 anos do encontro dos três povos fundadores na nação, vêm sendo paulatinamente desconstruídos”.

Para Enio Verri, é na vivência imposta pelo aprendizado que moram a esperança e fé na luta, em 2017. “Ela é um dos meios pelos quais a esquerda, de uma forma geral, mas, também o PT, se reerguerão das cinzas (…)

“A esperança é ver, em 2017, o povo organizado o suficiente para impedir o avanço desse crime de lesa pátria. A julgar pela agenda do Temer, luta não faltará”.
Leia a seguir a integra do artigo:

2016, o ano imortal

O dia 1º de janeiro de 2017 marcará a eternidade de 2016, o ano imortal. Acaba-se com a constituição Federal de 1988, mas não se acaba este ano bisonho. Tanto no plano nacional, quanto no internacional, ele não vai deixar saudades. Desde desastres ambientais, a genocídios por interesses econômicos inconfessáveis, à usurpação da democracia e das leis, de tudo um muito aconteceu.

No que se refere ao meio ambiente, terremotos e furações, principalmente, sacudiram o planeta, deixando rastros desoladores de destruição e morte. O Brasil ainda está se organizando para combater o desastre/negligência de Mariana, de 2015, sem apresentar, em 2016, avanços ambientais, políticos, jurídicos, financeiros e criminais.

Este ano, nada de mais terrível aconteceu a este País do que o golpe de Estado. A cassação da CF1988 é o mesmo rompimento institucional ocorrido em 1964. A diferença é o método. O golpe atual é parlamentar, togado, midiático e financeiro. O roteiro foi descrito pelo senador Romero Jucá (PMDB) e é fielmente cumprido pelo consórcio golpista cujo um dos membros é, inacreditavelmente, o Judiciário.

De agosto a dezembro, num país sem lei, o que se viveu foi uma sucessão de cassações de direitos seculares, conquistados com o suor e o sangue dos brasileiros. Os poucos e mais importantes 13 anos de avanços civilizatórios, dentro dos 516 anos do encontro dos três povos fundadores na nação, vêm sendo paulatinamente desconstruídos.

Desde a interinidade, Temer não deixou dúvidas a que veio. Um de seus primeiros atos foi a extinção da Controladoria Geral da União (CGU). O gesto pulverizou o argumento dos golpistas, segundo o qual, um dos motivos do impeachment foi o de combater a corrupção “inventada e disseminada pelo PT”. Um dos últimos de seus colaboradores exonerados não vê problema pedir intervenção institucional pública para favorecer a si mesmo, com um modesto imóvel de R$ 3 milhões.

A extinção do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Plano Safra, por exemplo, demonstram a incapacidade do ministério de notáveis de Temer em compreender a complexidade que é tirar um país do mapa da fome. Em 126 anos de República Federativa, o PT cometeu a façanha em 12 anos.

Para 2017, Temer cortou, em média, mais de 60% dos investimentos de todas as políticas de Estado ampliado implantadas pelo Partido dos Trabalhadores. Mulheres, educação, ciência e tecnologia, criança e adolescente, clima, drogas, reforma agrária, houve cortes nessas e noutras áreas tão fundamentais quanto. Os valores para o pagamento dos juros da dívida pública, que consomem cerca de 50% do PIB, aumentaram em cerca de 20%. Alimentar banqueiros que não produzem um sabonete.

As duas mais recentes investidas contra o Estado e a nação tramitam no Congresso Nacional. Uma, já aprovada, é a PEC 55, que prevê um teto anual de gasto para o Estado, que asfixiará a economia e acentuará a concentração renda, provocando o aumento do índice de pobreza. Caminhamos, a passos largos, de volta para o mapa da fome. A outra, é PEC 287, também chamada de Reforma da Previdência. Essa é para matar de humilhação os trabalhadores.

Caso a 287 seja aprovada, em fevereiro de 2017, todos os trabalhadores, mulheres e homens, se aposentarão com 65 anos e não mais com 55 e 60. Para receber 100% do valor da aposentadoria, terão de cumprir com 49 anos de contribuição social. Viúvas e viúvos deixarão de receber 100% do valor da pensão. Receberão 50%, com direito a mais 10% do valor para cada dependente, até o limite do total da pensão.

As políticas nacional e mundial vivem uma crise sem precedentes, na história. A quebradeira financeira de 2008 desvelou a dependência do Estado ao capital estático, o de papel, cujos movimentos são de concentração e não de distribuição. Não há vida que o sensibilize, pois, para se reproduzir, faz-se necessário o uso dos recursos naturais onde há, em geral, gente pobre e desorganizada politicamente.

O BRICS surgiu como um dos principais contrapontos aos operadores FMI, Banco Mundial, entre outros. A sigla sintetiza o bloco econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O golpe coloca em risco mais de 10 anos de diálogo entre os participantes de um bloco com um fundo de reservas com mais de U$ 100 bilhões.

Quando o Partido dos Trabalhadores (PT) governava, a relação com os parceiros era de proximidade e propositiva. Após o golpe, durante reunião de cúpula do bloco, em Goa, na Índia, Michel Temer não teve audiência com os presidentes, da Rússia, Vladmir Putin e da República da China, Xi Jinping. O traidor da nação teve apenas um encontro protocolar o anfitrião, o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.

Sob todos os aspectos, no Brasil, 2016 não deixará saudade alguma. A não ser para os que torcem contra o sucesso da nação. Para mentalidades colonizadas, que veem nobreza na subordinação, desde que essa condição afete apenas os pobres e não mexa com seus privilégios. Essa mente entreguista é a maioria no Congresso Nacional.

Um dos aprendizados que 2016 deixará para toda a nação, é a clareza da urgente necessidade de restabelecer a democracia, convocar eleições diretas, já, e aprovar um profundo e duradouro projeto de politização popular. A maior parte da sociedade já percebeu a fraude, e é preciso a participação dos partidos políticos para colaborar com a organização política.

É na vivência imposta pelo aprendizado que moram a esperança e fé na luta, em 2017. Ela é um dos meios pelos quais a esquerda, de uma forma geral, mas, também o PT, se reerguerão das cinzas que a ensandecida imprensa os jogou e cremou, diuturnamente, em capítulos da novela Lava Jato.

A força da internet, alimenta pela imprensa independente, produziu recuos momentâneos dos golpistas, na PEC da Reforma da Previdência, para fevereiro. A esperança é ver, em 2017, o povo organizado o suficiente para impedir o avanço desse crime de lesa pátria. A julgar pela agenda do Temer, luta não faltará. Justamente na condição em que fomos forjados. Oxalá, que venha 2017.

Enio Verri é deputado federal, presidente do PT do Paraná e professor licenciado do departamento de Economia da Universidade Estadual do Paraná.

Foto: Gustavo Bezerra/PTnaCâmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex