A presidenta Dilma Rousseff destacou, no seu programa “Café com a Presidenta” desta segunda-feira (13), os recordes alcançados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), em que 2,5 milhões de estudantes se inscreveram para 171.400 vagas em 4.723 cursos de graduação de 115 universidades públicas federais e estaduais. Para a presidenta, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) garante o acesso à educação superior de forma democrática, transparente e pelo mérito do estudante, independentemente da renda da família.
“O que conta é o esforço do estudante. Com isso, estamos dando oportunidade de fazer um curso superior a muita gente que nunca teve essa chance. (…) O Sisu não para de crescer e de ampliar as oportunidades de estudo para os nossos jovens. Para você ter uma ideia, nesse ano de 2014, o Sisu está oferecendo 42 mil vagas a mais do que no ano passado, e são também quase mil cursos a mais do que foram oferecidos em 2013”.
O Sisu, explicou a presidenta Dilma, permite que os jovens que vivem fora das grandes cidades, no interior do nosso imenso País, acessem qualquer das universidades e cursos de todo o Brasil. “Os jovens que vivem nas cidades maiores também tiveram suas oportunidades ampliadas”, acrescentou.
ProUni – Dilma ainda lembrou que começa, nesta segunda (13), as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas integrais ou parciais ao estudante que não pode pagar as mensalidades de uma faculdade particular. A seleção também usa a classificação do Enem. O número de pontos obtidos no Enem vale para a classificação do estudante no Sisu, ou seja, para ter acesso a universidades públicas e institutos federais; vale para ganhar a bolsa do ProUni; vale para o financiamento do Fies; e vale para a seleção do Pronatec e do Ciência sem Fronteiras.
“A bolsa do ProUni foi a porta escolhida por mais de 1,2 milhão de jovens nos últimos anos para fazer um curso superior em uma universidade particular”, destacou a presidenta, enfatizando a importância da educação. Segundo ela, todos devem aproveitar as oportunidades e estudar. “Isso é mais que importante, é estratégico para a criança, para o jovem, para o adulto e para o Brasil”.
PT na Câmara com informações do Blog do Planalto