Encontro sobre segurança pública em BH reunirá contribuições em livro

policiais03

A vice-presidenta do Partido dos Trabalhadores (PT) Gleide Andrade anunciou, nesta terça-feira (24), que o encontro nacional da legenda sobre segurança pública, que reunirá em Belo Horizonte nos dias 3 e 4 grandes especialistas e autoridades no assunto, resultará em um livro.
De acordo com Gleide, a grande maioria das 200 vagas abertas para o “1º Colóquio de Segurança Pública” já foi preenchida, especialmente as destinadas aos estados do Norte e Nordeste.
“A maioria das vagas que ainda restam são de Minas, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo”, revela. As inscrições ainda estão abertas.
A decisão da organização do evento de editar o material, deve-se, explica Gleide, a fatores como o elevado nível dos palestrantes; a quantidade de especialistas e profissionais inscritos (cerca de 90% são agentes, delegados, acadêmicos de universidades públicas, estudiosos do tema); a diversidade da origem dos participantes; e a notória necessidade de se estabelecer com a base social um canal de visibilidade e conhecimento sobre o setor.
“A gente percebe na atividade de organização do evento e de seleção das inscrições – grande parte dos inscritos não são do PT – um desejo muito grande de mudar o modelo brasileiro de segurança pública, pois reconhecem que o atual padrão está falido”, revela Gleide.
“Temos de ter uma polícia de defesa e prevenção, uma polícia cidadã, não essa que até hoje recebe treinamento para a guerra (como a Polícia Militar)”, sugere a dirigente do partido.
Ela corrobora com as proposições que defendem o aprimoramento humanitário das forças policiais, a qualificação profissional das forças de segurança e mais investimentos em equipamentos e inteligência.
Os últimos acontecimentos terroristas em Paris, França, e a necessidade brasileira de garantir as Olimpíadas Rio 2016, também trouxeram à organização do evento uma questão essencial para Gleide. “Como combater terroristas? Temos de ter uma estrutura preparada para dar respostas do tamanho das necessidades do país”, adianta Gleide.
Para ela, o debate em alto nível sobre temas tão atuais e contemporâneos fará do colóquio sobre segurança do PT um “megaevento, uma grande contribuição para a sociedade brasileira”.
“Pretendemos instrumentalizar a base social e disseminar o conhecimento sobre o assunto com esse livro do encontro”, justifica. A ideia da organização é distribuí-lo nos estados e municípios, diz a dirigente. No caso de Minas, o apoio integral da Assembleia Legislativa do estado ao evento reforça o envolvimento político na discussão, juntamente com o Instituto Lula.
A edição, por conta do professor e palestrante do encontro Vladimir Brito (Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG), está sendo coordenada pela Fundação Perseu Abramo.

Veja a programação completa e o perfil dos especialistas que participarão dos debates.
Serviço: Local: Hotel San Diego – Av. Álvares Cabral, 1181, Lourdes – Belo Horizonte, MG
Fone: (31) 3339 – 3000
(Agência PT na Câmara)

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também