Encontro Mundial reuniu blogueiros de 23 países em Foz do Iguaçu

blogmundo_Sediado em Foz do Iguaçu (PR), região da tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, o I Encontro Mundial de Blogueiros contou com 468 participantes vindos de 23 países e de 17 estados brasileiros.

Ao todo, foram quase 20 horas de debates que abordaram desde a Primavera Árabe – movimento impulsionado pelas redes sociais – até a ocupação em Wall Street, passando pelos protestos na Espanha, Grécia e outros países europeus e pela discussão sobre a regulamentação da mídia no Brasil.

 

O deputado André Vargas (PT-PR), secretário nacional de Comunicação do PT, participou da abertura do Encontro, na quinta-feira (27) e acompanhou parte dos debates através da Internet.

“Esse encontro representa uma oportunidade de bebermos a energia onde ela existe, não a energia da usina de Itaipu, mas a energia de quem acredita que o acesso à informação seja um direito de fato. Essas pessoas estão fazendo história nos seus países, nas suas cidades, e o fato do encontro acontecer na tríplice fronteira tem a ver também com a história recente do Brasil, já que o governo Lula se voltou para a América Latina. Com a mídia monopolizada que temos, controlada pelo poder econômico, com a falta de um marco regulatório, com a ausência de uma lei de imprensa que regulamente o direito de resposta, não vamos conseguir construir uma sociedade nova”, opinou Vargas.

O porta voz do WikiLeaks, o jornalista Kristinn Hrafnsson, falou sobre os boicotes que a entidade tem sofrido e afirmou que os blogs possuem um papel muito importante na promoção da transparência e da liberdade de expressão. “Estamos de mãos dadas com os blogueiros. Os ataques que temos sofridos não atingem somente o Wikileaks, mas também a liberdade de expressão. E sem liberdade de expressão e transparência, democracia é uma palavra vazia”, declarou o islandês.

Já o jornalista francês Ignacio Ramonet enalteceu o potencial da Internet, mas frisou que as mudanças reais são feitas por pessoas e ideias, não por máquinas. “Estamos passando por uma revolução só comparada à invenção da imprensa por Gutemberg, em 1440. Mas quem mobiliza para mudanças são as crenças das pessoas, não as novas redes digitais”, disse Ramonet, editor do Le Monde Diplomatique.

Carta de Foz do Iguaçu – Ao final do evento foi aprovado o documento síntese do Encontro, chamado de “Carta de Foz do Iguaçu”, que defende a elaboração de “novos marcos regulatórios da comunicação, que incentivem os meios públicos e comunitários” e reafirma a importância da “luta pela liberdade de expressão, que não se confunde com a liberdade propalada pelos monopólios midiáticos, que castram a pluralidade informativa”, além de apontar o direito humano à comunicação como “uma questão estratégica” e se colocar “contra qualquer tipo de censura ou perseguição política dos poderes públicos e das corporações do setor”. A carta está disponível no site www.blogueirosdomundo.com.br

Também ficou deliberado que o II Encontro Mundial de Blogueiros acontecerá em novembro de 2012, novamente em Foz do Iguaçu. Em maio ainda ocorrerá o III Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, em Salvador (BA). A ministra das comunicações do Peru, Blanca Josales, participou de uma das mesas do encontro e anunciou que em julho de 2012 o seu país sediará o I Encontro Latino-Americano de Comunicadores Digitais, em Lima.

Rogério Tomaz Jr.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também