O vice-presidente Nacional do PT, deputado José Guimarães (PT-CE), ocupou a tribuna da Câmara nesta segunda-feira (1) para destacar alguns pontos da resolução tirada pelo PT durante reunião do Diretório Nacional, realizado no último fim de semana em Fortaleza (CE). Segundo o parlamentar, o partido definiu nesse encontro ações estratégicas de atuação para os próximos dois anos.
Como primeiro ponto, Guimarães explicou a importância histórica da reeleição obtida pela presidenta Dilma Rousseff. “Não foi uma vitória menor, foi como o Diretório reconhece a maior de todos os tempos, foi uma vitória conquistada nas ruas, com cara, com ideologia, com política e com nitidez dos propósitos estabelecidos na disputa eleitoral”, destacou Guimarães.
Ainda de acordo com o parlamentar, o PT não venceu apenas um candidato, “mas toda uma estrutura de poder montada para derrotar e interditar o projeto de mudança liderado pelo Partido dos Trabalhadores”, disse.
Já o segundo ponto da resolução, Guimarães disse que tratou da requalificação da base parlamentar de apoio no Congresso, e de uma maior aproximação com os movimentos sociais e com a sociedade. Ele afirmou que o partido vai estabelecer mecanismos para “aglutinar todos esses setores que foram decisivos para a vitória da presidenta Dilma”.
Outro tema tratado por José Guimarães na tribuna foi à reforma política. Segundo ele, o partido vai buscar o consenso necessário para aprovar a reforma. “Ao dialogar sobre isso, não é uma questão que deva interessar só à presidenta, só ao PT. Temos de dialogar com todas as forças, inclusive com a Oposição, para extrairmos o grau de consenso necessário para votarmos a reforma política precedida do plebiscito”, destacou.
Sindicato e Movimentos Sociais- Entre os assuntos da pauta sindical e dos movimentos sociais, Guimarães destacou que a aproximação com esses segmentos passa pela aprovação da redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, a regulamentação da PEC do Trabalho e do combate a homofobia. “Essa pauta, portanto, é central para estabelecer uma relação direta entre o nosso partido e a sociedade brasileira”, explicou.
Posse– Guimaraes também destacou o plano de ação do PT para transformar a posse da presidenta Dilma em um momento de reafirmação da força do partido e dos movimentos sociais. “Transformarmos a posse institucional da Presidenta Dilma Rousseff, trazendo para Brasília os movimentos sociais, é momento de comemoração, mas é também momento de dizer: nós somos as forças políticas, a esquerda brasileira!”, esclareceu.
Ainda de acordo com Guimarães, o partido “vai trabalhar muito para que o segundo Governo da Presidenta Dilma possa indicar todas as mudanças que brotaram dos sonhos de milhões e milhões de brasileiros”.
Héber Carvalho