A Secretaria Nacional de Combate ao Racismo do Partido dos Trabalhadores e o Coletivo Nacional promovem o Encontro Nacional de Negras e Negros do PT. O objetivo central do encontro, de acordo com o deputado Carlos Santana (PT-RJ), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Igualdade Racial, é debater políticas públicas voltadas para a questão racial no Brasil com vistas à elaboração do programa de governo da pré-candidata do PT à presidência, Dilma Rousseff.
O evento será realizado de 16 a 18 de abril, no Hotel San Marco, localizado no Setor Hoteleiro Sul, em Brasília.
“Esse encontro é para avançarmos com a ministra Dilma nas questões raciais no Brasil. Ao término deste encontro, vamos elaborar um documento apresentando propostas e sugestões com vistas à ampliação de todas as conquistas obtidas pelos negros no governo Lula”, explicou Carlos Santana. Entre as políticas raciais que deverão ser ampliadas, segundo o parlamentar, está a política de cotas para os negros, que poderá ser expandida para as Escolas Técnicas Federais (IFETS). Atualmente, a política de cotas é aplicada nas universidades federais.
No encontro, o parlamentar adiantou que irá propor ao partido a criação de uma coordenação, no âmbito da Secretária Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), para estimular e fiscalizar a atuação dos demais ministérios do governo Federal quanto à execução das políticas públicas raciais. “Queremos que o ministério cumpra também um papel de executor e não somente de articulador das políticas públicas para os negros”, disse. O parlamentar disse ainda que o partido deverá propor uma ampla campanha nacional contra a discriminação racial e à perseguição das religiões afro-descentes.
Encontro – Dentre as estratégias a serem discutidas estão a inserção do movimento e da militância de negros e negras do PT no processo de discussão interna dos grandes temas que norteiam as bandeiras do PT, além de propor iniciativas que possam contribuir para ampliar as conquistas da população negra e aprofundar a perspectiva de construção de um país socialista, justo e democrático.
Os participantes do evento terão também a oportunidade de propor diretrizes que envolvam a temática étnico-racial no Programa de Governo de Dilma Roussef. A pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Roussef, o presidente nacional do PT José Eduardo Dutra, o ministro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Eloi Ferreira Araújo , parlamentares e dirigentes deverão estar presentes no evento.
Edmilson Freitas