Especial Petrobras – A cultura é o bem mais precioso de um povo, e ter acesso a ela é primordial para o crescimento do ser humano. Baseada nesse conceito, o Petrobras Cultural, principal programa de patrocínios culturais do País, realizado desde 2003, está focado no compromisso de democratizar os bens culturais como direito social básico do cidadão. Até a Edição 2011, o Programa Petrobras Cultural destinou R$ 313,78 milhões em recursos para seleções públicas de projetos.
A deputada Fátima Bezerra (PT-RN), coordenadora do Núcleo de Educação e Cultura da Bancada do PT, elogia a iniciativa da estatal. “Hoje, o Orçamento da cultura é pouco. Estamos lutando para mudar isso, mas ainda não conseguimos. Então, precisamos de investimentos como os que são feitos pela Petrobras, que tem desempenhado papel muito importante no cenário de desenvolvimento da cultura no País”, ressaltou.
Para o deputado Nilmário Miranda (PT-MG), vice-presidente da Comissão de Cultura, os investimentos da Petrobras têm contribuído para o crescimento do setor cultural. “É uma política pública tão importante quanto as outras. Além de ser boa para a economia do País, é um alimento para a alma do povo”, avalia o petista.
Leis – A Petrobras patrocina prioritariamente projetos culturais aprovados nas leis federais de incentivo à cultura (Lei Rouanet, nº 8.313/91 ou Lei do Audiovisual, nº. 8.685/93).