Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares voltará à pauta da Câmara

A criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) volta à pauta da Câmara neste segundo semestre. A proposta já havia recebido a aprovação da Câmara através da Medida Provisória 520, mas não foi votada a tempo no Senado, por isso perdeu a validade. Desta vez tramitará como projeto de lei em regime de urgência e não mais como MP. A informação é do deputado Jesus Rodrigues (PT-PI).

Assinada em 31 de dezembro de 2010 pelo presidente Lula, a MP 520 autorizava a criação da EBSERH, empresa pública, mas de direito privado, cujo objetivo era administrar os Hospitais Universitários. A proposta recebeu críticas de professores e médicos, que acusam o Governo de tentar privatizar as Universidades Federais e fragilizar as relações trabalhistas com os funcionários, já que a contratação seria feita por processo seletivo e não por concurso.

O projeto de lei tramita sob o número 1749/11 e possui o mesmo teor da MP. Uma comissão especial de parlamentares está sendo formada na Câmara para analisar a matéria, da qual faz parte o deputado Jesus Rodrigues.

Jesus Rodrigues foi um dos que lamentou a extinção da Medida Provisória, já que a EBSERH viabilizaria a contratação imediata de servidores, resolvendo o problema de hospitais universitários, citando como exemplo o HU da Universidade Federal do Piauí. “Precisamos dar uma resposta à sociedade. O HU, que já está concluído, poderia contribuir para desafogar as demais unidades de saúde da capital, além de possibilitar uma melhor formação aos acadêmicos”, enfatizou Jesus Rodrigues.

Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também