Emiliano José: “escândalo” Wikipedia é factoide midiático de quem não tem o que fazer

emilianojose

O deputado Emiliano José (PT-BA), que também é jornalista e professor da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), lamentou o “factoide midiático” criado em torno da alteração dos perfis de dois jornalistas da Rede Globo na página da Wikipedia.

O “escândalo” divulgado pelos veículos da família Roberto Marinho se refere a um fato ocorrido um ano e três meses atrás. Os perfis de Miriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg foram alterados em maio de 2013. No perfil de Miriam, foi acrescentado que ela faz “previsões desastrosas” sobre a economia brasileira e que ela defendeu o banqueiro condenado Daniel Dantas. Sobre o seu colega de análises econômicas, foi dito que ele possui um “conflito de interesse” em razão de ter um irmão que trabalha na Febraban.

Os IPs que editam os arquivos na enciclopédia digital ficam registrados e, segundo o jornalismo da Globo, o computador que alterou os perfis de Miriam e Sardenberg usou a rede do Palácio do Planalto. A assessoria da Presidência da República informou que o IP 200.181.15.10 é o da rede sem fio do Palácio e esclareceu que qualquer pessoa, visitante ou funcionário, pode fazer o cadastro e acessar a Internet pelo sinal wi-fi disponível no edifício.

Emiliano José critica a atuação da Globo como “partido de oposição” e classificou como “picuinha, coisa pequena” o episódio. “A Miriam e o Sardenberg têm se notabilizado, sim, pelas previsões apocalípticas equivocadas e se colocam quase como pretensas lideranças da oposição no Brasil. Qualquer pessoa, a qualquer momento, em qualquer lugar, pode alterar os perfis da Wikipedia e é um absurdo inadmissível querer atribuir isso ao Palácio, que certamente não se interessa por qualquer iniciativa dessa natureza e tem preocupações muito maiores. Esse caso é o típico factoide eleitoral de uma oposição midiática que não tem projeto para o País e de gente que não tem o que fazer”, afirmou o parlamentar.

Na blogosfera, as críticas ao “escândalo” forjado pela Globo foram contundentes. O blog Tijolaço questionou a proporção que o episódio ganhou. “O grão de areia é maior que o Himalaia?”, pergunta o blog, comparando o poder da grande mídia ao da Wikipedia.

“Por que Miriam e Sardenberg protestaram só agora, por algo que aconteceu em maio de 2013? Estariam esperando o momento certo? Estariam esperando o processo eleitoral?”, indaga o blog O Cafezinho.

O Cafezinho também usou um título irônico – Governo tucano difama Raul na Wikipédia – para noticiar que um IP do governo de São Paulo foi utilizado para edições no perfil do cantor Raul Seixas na Wikipedia.

Rogério Tomaz Jr.

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também