Emiliano elogia Mário Soares por defender rompimento com neoliberalismo

Mario_Soares_zorateO deputado Emiliano José (PT-BA) elogiou hoje o ex-primeiro ministro de Portugal, Mário Soares, que nesta semana defendeu a democracia do assédio dos mercados e lamentou o fato de a Europa estar entregue aos especuladores. Emiliano disse que Mário Soares está sintonizado com a história ao defender o fim das “aventuras do neoliberalismo, com suas roubalheiras, a economia virtual e as agências de risco, que estão a descontrolar completamente a vida não só da Europa, mas do mundo inteiro”.

Em entrevista publicada no jornal O Globo desta semana, Mário Soares, socialista de 86 anos de idade, fez duras críticas aos dirigentes europeus atuais como Nicolás Sarkozy (França) e Angela Merkel (Alemanha). “Nas palavras de Mário Soares, esses dirigentes pensam que mandam, mas, na verdade, são dirigidos com mão de ferro pelos mercados”, observou Emiliano José.  “Os mercados mandam e os Estados obedecem. O mundo europeu, e também o dos EUA, está de cabeça pra baixo. Os princípios da União Europeia foram inteiramente subvertidos. Tudo está entregue aos especuladores, que só se interessam em ganhar dinheiro e fazer fortuna, eis o diagnóstico de Mário Soares”, acentuou Emiliano José.

O ex-primeiro ministro português, conforme ressaltou Emiliano, lembrou o papel das famílias ideológicas que fundaram a União Europeia – os Socialistas e os Social- Democratas -, que lideraram um projeto de paz, de justiça social e bem-estar para as populações, respeito pelos direitos humanos e pelas democracias. ” O mundo olhava para a União Europeia como um projeto extremamente generoso, exemplo para a humanidade. E os financistas estão colocando esse projeto em risco, sério risco”, alertou o parlamentar do PT.

Mário Soares também criticou acidamente o ex-primeiro-ministro inglês Tony Blair, que tentou “colonizar” o Partido Socialista em função do que chamou de Terceira Via, na verdade uma adesão ao neoliberalismo. “E o pior – observou Emiliano – é que muitos socialistas europeus prevaricaram com seus partidos, que entraram em crise e mergulharam na decadência”.

As chamadas medidas de austeridade, na opinião de Mário Soares, não podem arrasar o crescimento econômico e nem fazer explodir o desemprego, como está ocorrendo na Europa, conforme recordou Emiliano José. ” Creio que essas avaliações de Mário Soares são valiosas. Evidenciam a falência da proposta neoliberal e quanto os intérpretes dessa proposta no Brasil estão equivocados. Certo está o nosso Governo, sob o comando de presidenta Dilma, que persiste no caminho de distribuir renda para crescer”.

Leia aqui a íntegra da entrevista de Mário Soares:
http://oglobo.globo.com/mundo/a-europa-esta-entregue-aos-especuladores-diz-mario-soares-3379293

Equipe Informes

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também