Emiliano destaca expansão de escolas técnicas

O ensino profissionalizante nunca foi tão valorizado como no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A avaliação é do deputado Emiliano José (PT-BA). “Pode-se dizer, com tranquilidade, que nunca na história deste País o ensino profissional foi tão valorizado como soube fazer g Governo Lula”, disse o deputado.

Entre 1909 e 2003, foram construídas 140 escolas técnicas no Brasil. O presidente Lula vai entregar, em oito anos, 214 novas instituições de ensino profissionalizante.

Segundo Emiliano José, as escolas técnicas haviam sido literalmente desmanteladas pelo governo do tucano Fernando Henrique Cardoso. “Um professor dedica-se a matar a educação profissional no País. FHC quase inviabilizou a educação profissional e tecnológica no País. Triste, mas verdadeiro”, afirmou.

Emiliano lembrou que FHC chegou a sancionar a lei 9.649/98, que barrava a criação de novas escolas técnicas federais. “O governo do operário Lula é que alterou essa legislação criminosa para ter condições de lançar o plano de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Isso significa abrir as portas do mundo para a juventude brasileira, para milhares e milhares de jovens brasileiros”, disse.

A rede é composta por 38 institutos, com 354 campi espalhados por todo o Brasil com atuação no ensino médio integrado ao técnico, em licenciaturas e cursos superiores de tecnologia ou bacharelados tecnológicos, podendo ainda oferecer especializações, mestrados e doutorados profissionais. “O governo Lula olha com carinho para sua juventude, com esperança, tem os olhos no presente e no futuro. Com essa prioridade para o ensino profissional e tecnológico, e dando qualidade e consistência a essa rede, prepara a nossa juventude para enfrentar os desafios de uma sociedade em mudança permanente e que neste momento enfrenta um intenso processo de desenvolvimento sob a direção do presidente Lula”, ressaltou.

Assessoria parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também