O deputado Emiliano José (PT-BA) ressaltou nesta quarta-feira (16), em Plenário, a urgência da reforma política. Segundo o parlamentar, após várias tentativas frustradas de se fazer a reforma, o parlamento acabou perdendo credibilidade com a população. Com isso, alertou o parlamentar, o Judiciário tem ocupado o papel de legislador.
“Até agora, o que tivemos foram muitos esforços pela reforma, porém, na verdade, foram essencialmente infrutíferos. Essa judicialização da política não pode continuar, sob pena do amesquinhamento do Poder Legislativo. Para se colocar um freio nisso o Legislativo tem que assumir em profundidade as suas tarefas e promover as mudanças que se fazem necessárias”, defendeu.
No modelo atual, disse o parlamentar, em função dos altos preços das campanhas, as classes menos favorecidas continuam sub-representadas. “Não podemos continuar como um país que tem uma das eleições mais caras do mundo. Se continuarmos assim, cada vez mais a desconfiança em torno dos políticos crescerá”, ressaltou.
Equipe Informes