Emiliano defende permanência de fábrica em Feira de Santana e alerta sobre demissões

emilianotribuna
Foto: Zeca Ribeiro/Agência Câmara
 
O deputado Emiliano José (PT-BA) ocupou a tribuna da Câmara para defender mais de 1200 trabalhadores que estão ameaçados de perder seus empregos no município de Feira de Santana. A ameaça é feita pela Yazaki, empresa japonesa que fornece equipamentos para a indústria automobilística.
 
A empresa argumenta que com o fim da produção do modelo Fiesta pela fábrica da Ford, em Camaçari, a multinacional ficaria sem encomendas, e assim não haveria como manter suas instalações em Feira de Santana. “O curioso é que há indícios de que a planta seria deslocada para Sergipe, o que desmonta o argumento”, disse o deputado.
 
Segundo Emiliano, o Sindicato dos Metalúrgicos de Feira de Santana tem desenvolvido uma intensa mobilização no sentido de não permitir que a empresa feche as portas, evidenciando a indignação pela decisão da empresa.
 
O parlamentar disse também, que o governo do Estado, inclusive o governador Jaques Wagner, tem mantido contatos com a empresa e demonstrado sua insatisfação com a atitude de fechar a planta. “Afinal, para se implantar ela foi favorecida por incentivos fiscais e outras vantagens. No entanto, malgrado a mobilização dos trabalhadores, a contrariedade do governo do Estado, a empresa tem se mostrado irredutível na decisão de demitir todos os trabalhadores e fechar a fábrica no município, deslocando-se para o município de Nossa Senhora do Socorro, no interior de Sergipe”.
 
Ainda em seu pronunciamento, Emiliano afirmou que teve a informação de que os 1200 trabalhadores já estão recebendo correspondência informando da demissão.
 
O deputado Emiliano José defende que o sindicato deve continuar se mobilizando e lutando para assegurar o emprego dessas centenas de trabalhadores, mesmo diante da decisão da empresa. “Não é possível que multinacionais suguem o sangue dos operários sem que nada lhes aconteça. Só a luta local e mundial pode modificar a atitude de tais empresas”, concluiu o deputado.
 
Assessoria Parlamentar 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também