Em seu primeiro pronunciamento na Câmara, nesta segunda-feira (7), o deputado Emiliano José (PT-BA) fez uma saudação ao povo brasileiro, em especial aos baianos. Ele assumiu o mandato na quinta-feira (3) no lugar do deputado Afonso Florence (BA), que se licenciou para assumir o Ministério do Desenvolvimento Agrário. Emiliano aproveitou para enumerar as prioridades do seu mandato. “Será um mandato em defesa da renda mínima universal como o fez o Governo Lula e como o faz a Presidenta Dilma. Que reforce e amplie tudo aquilo que o Governo Lula iniciou, com políticas públicas como o Bolsa Família, e que insista com a universalização da educação pública e com saúde pública e gratuita”, afirmou.
As reformas política e do Judiciário também estão entre as prioridades do deputado Emiliano. Ele destacou a reforma política como “a mãe de todas as reformas” e defendeu o fortalecimento dos partidos, fidelidade partidária, financiamento público e voto em lista. “Não podemos, de modo nenhum, apenas tangenciar o enfrentamento da reforma política, sob pena de só agravarmos a crise da democracia representativa no País. É necessário que não só o Parlamento se empenhe nisso, como, também,que aproveitemos tudo aquilo que a sociedade civil tem elaborado a respeito”, defendeu.
O deputado Emiliano enfatizou ainda que será um mandato também em defesa do meio ambiente e dos direitos humanos. E que garanta a democratização do crédito, o acesso aos mercados, à terra e às redes, com a democratização da Internet com a implantação da banda larga.
“Quero fazer um mandato que defenda, sobretudo, os mais pobres. Que contribua para a crescente participação política, social e cultural de todos os brasileiros”, conclui.
Vânia Rodrigues