Emboscada a acampamento do MST no Paraná deixa dois mortos e vários feridos; Enio Verri diz que Beto Richa deve explicações

acampamento domtomasbalduino

Uma ação da Polícia Militar Ambiental do Paraná em um acampamento do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) deixou ao menos duas pessoas mortas em Quedas do Iguaçu, no sudoeste do Paraná. Além disso, a Polícia Militar (PM) reconhece que seis pessoas ficaram feridas, mas o MST afirma que 22 integrantes do movimento foram atingidos por disparos de arma de fogo. O confronto ocorreu na quinta-feira (7), numa área conhecida como acampamento Tomás Balduíno.

Representantes dos acampados denunciam que o que ocorreu foi uma verdadeira emboscada. Seguranças e jagunços ligados à empresa Araupel, dona da área onde estão os trabalhadores rurais, teriam contado com a ajuda da Polícia Militar para agir em área que não é parte do acampamento, mas ainda assim, dentro do território ocupado.

A versão da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), divulgada pela imprensa local, é de que a equipe da Ronda Tática Motorizada (Rotam) estaria em uma área chamada Fazendinha verificando um foco de incêndio. Ao se deslocar para o local, os policiais teriam sido interceptados “por mais de 20” integrantes do MST. Os líderes sem-terra, porém, refutam essa versão, afirmando que foram os trabalhadores as vítimas de uma emboscada.

Em sua página no facebook, o deputado Enio Verri (PT-PR) manifestou o seu “mais veemente e indignado repúdio ao ataque a trabalhadores rurais” do acampamento Dom Tomás Balduíno, na região de Quedas do Iguaçu.

“ Solidarizo-me com as famílias das vítimas e com o Movimento dos Trabalhadores Rurais. Há mais de 30 anos, o MST verte sangue de suas fileiras na luta pela atrasada reforma agrária brasileira, dentro de uma estrutura política rural feudal. O governador Beto Richa, por meio da Secretaria de Segurança do estado, subordinada a ele, deve explicações à sociedade. Eu me somo a todas as entidades ligadas à defesa dos Direitos Humanos e da Justiça para fiscalizar e cobrar rigorosa apuração do ato”, disse.

O acampamento Tomás Balduíno, localizado em uma área pertencente a empresa Araupel, está organizado com 1.500 famílias, cerca de sete mil pessoas. Os trabalhadores sem Terra do local sofrem com constantes ameaças por parte de seguranças e pistoleiros da empresa.

Este cenário reflete parte do clima de tensão que nasce na luta pelo acesso à terra e contra a grilagem na região. O conflito tem relação com o surgimento de dois acampamentos do MST na região centro-sul do Paraná, construídos nas áreas em que funcionam as atividades da empresa exportadora de pinus e eucalipto.

PT na Câmara com informações da agencia PT no senado

Assista a declaração do Deputado Enio Verri, sobre o ocorrido:

https://t.co/Q9hc5R4t6q

Foto: Joka Madruga

 Ouça o Deputado Zeca Dirceu na Rádio PT

” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100